o
que é marketing direto
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sala
dos artigos de marketing direto
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Marketing
direto é a comunicação através de determinados meios que introduzem
a possibilidade de suscitar uma reação. O Marketing direto tem dois
objetivos:
ganhar
clientes e fomentar a fidelidade dos mesmos. o objetivo de conseguir a
fidelidade dos clientes pode ser dirigido a que repitam a compra o a
que mantenham a aquisição permanente de um produto ou marca.
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também
aquelas organizações nas quais o objetivo principal não é a
venda de produtos, desenvolvem marketing direto para ganhar sócios,
patrocinadores e para a informação e formação de opinião (artigo:
9
ERROS GRAVES DA APRESENTAÇÃO DE PRODUTOS).
Marketing
direto no marketing mix:
Os mercados se encontram em contínuo movimento. As empresas se vem
obrigadas a adaptar-se a novas circunstâncias motivadas por novos
concorrentes ou produtos novos. Dentro da área de marketing, na de fixação
de produtos e preços, as empresas podem reagir no campo da distribuição
da comunicação.
Mesmo que o marketing direto seja uma forma
determinada de comunicação, colocá-lo em prática pode até ser
importante em outros âmbitos. Ele poder ser parte da estratégia de
distribuição e preços, quando a venda de um produto de forma direta,
pode diminuir os custos se dirigida ao consumidor final, conseguindo por
conseqüência melhores preços
(artigo: VALE
A PENA DISTRIBUIR PANFLETOS NA RUA?).
Como
funciona o marketing direto: Através dele, as empresas estabelecem um diálogo direto com os
clientes e mantêm este contato o tempo que seja necessário e possível.
Através do marketing direto, as empresas podem ajustar os desejos dos
clientes de acordo com ofertas adaptadas às necessidades e oferecer um
tratamento individual ao consumidor e clientes.
A
cota de resposta do marketing direto (quantidade
de reações positivas a uma medida de comunicação) e o custos
por pedido realizado (cost per
order), são as palavras chaves naquelas empresas que empregam
a modalidade de marketing direto.
Hoje
não se limita apenas para obter as maiores cotas de respostas possíveis.
O marketing direto pode fazer chegar conteúdos que podem estimar-se
inclusive quando não se formaliza um pedido ou quando pode
formalizar-se. Por este motivo se utiliza freqüentemente na promoção
de imagem.
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cota
de resposta: Quanto maior seja a preparo de uma campanha de marketing direto, maior
será a cota de resposta. Deste modo:
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catálogos
alcançam uma cota de resposta que oscila entre 5% e 10%
(artigo: tem
futuro o catálogo ante a venda on-line?).
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Mailings
simples alcançam cotas que oscilam entre 1% e 3%
(artigo: QUAL
É O MELHOR DIA PARA MANDAR UM E-MAIL?).
Importância
do marketing direto: Nos
últimos anos, a importância do marketing direto tem crescido de um
modo significativo. Estimativas indicam que do total de investimentos em
marketing, 38% vão para marketing direto. A explicação é que existe
uma maior concorrência competitiva no mercado, o que fez necessário
uma comunicação individual com o cliente, além da necessidade das
empresas terem um meio de controlar o resultado de custos e benefícios
sobre os gastos publicitários.
Alguns experts na matéria prognosticam
que num futuro não muito longe, os gastos com marketing direto alcancem
75%, reservando apenas 25% para publicidade tradicional.
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dois
especialistas em mkt direto recomendados:
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Prof. Gorka Garmendia
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Prof. Alan Rosenspan