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O corpo fala em 65% do tempo

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sala dos artigos de psicologia comercial

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Konstantin Stanislavsky, teórico da interpretação, afirmava que para ser ator não bastava interpretar um personagem: teria que transformar-se nele. Para isso, o ator deveria resgatar suas próprias experiências e emoções, e assimilá-las aos do personagem. Assim teria que submergir-se de tal forma nele, que o público não veria somente um intérprete, senão uma pessoa de carne e osso, sentindo e vivendo. Tudo isso na teoria parece ser fácil. Pode-se, talvez declamar ou recitar um texto à perfeição (Artigo: Qual o maior medo do ser humano?).

Mas é possível controlar totalmente a linguagem não verbal?

Na realidade, afirma o pesquisador Mark L. Knapp em sua obra a comunicação não verbal: somos conscientes de algumas condutas não verbais, e exercemos sobre elas um considerável controle. Algumas: mas, todas? Antes de responder, convém ter em conta que os especialistas estimam em cerca de um milhão as chaves e sinais que emitimos. Como sentenciou Sigmund Freud: nenhum ser humano é capaz de esconder um segredo. Se a boca se cala, falam as pontas dos dedos (Artigo: Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).
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Desde crianças, temos aprendido a controlar o que queremos transmitir, mas é preciso ser um grande ator para controlar o olhar, os gestos, as posturas… O não verbal pode ser bastante dominado, mas 100%, creio que não, afirma Maribel Reyes, professora de Comunicação e Publicidade da Universidade Rey Juan Carlos (Artigo: NA VENDA O MEDO A REJEIÇÃO É MORTAL).

Eis aí a chave: o queiramos ou não, é o corpo que fala por nós. muito mais que nossas palavras.

A anterior parece ser corroborado também pelo antropólogo Ray Birdwhistell, que assegura que uma pessoa fala uns dez ou onze minutos diários (uma oração só ocupa 2,5 segundos). Mas isso em uma conversação normal, somente supõe um 35% do significado social, frente aos 65% que transmite a comunicação não verbal (Artigo: quer aprender a vender, comece por pedir dinheiro).

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ARTIGO RECOMENDADO:

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A linguagem corporal nas vendas

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