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Segmentação de Mercado, Onde tudo começa

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sala de artigos de análise de mercado

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Qualquer negócio, qualquer estratégia, deve começar pela Segmentação de Mercado. É o processo de dividir o mercado em grupos distintos de compradores que requerem diferentes produtos e mix de marketing. Empresas que promovem os seus produtos e serviços para um determinado segmento de mercado, serão mais bem-sucedidas do que as empresas que promovem os seus negócios para o mercado inteiro (Artigo: Como identificar potenciais compradores?).

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As oportunidades de mercado aumentam quando grupos de clientes são identificados e suas necessidades reconhecidas. Mercados podem ser segmentados usando uma grande variedade de fatores (Artigo: CADA PRODUTO TEM UM CONSUMIDOR CERTO).

As bases para segmentar um mercado inclui a "segmentação":

Demográfica: (por tipo de indústria do cliente, tempo de existência de mercado).

Geográfica: (por cidade, bairro, estado, país, regiões).

Comportamental: (por conhecimento de produto, uso, atitudes, resposta).

Psicológica: (Estilos de vida, Valores, Personalidade.)

Uma empresa precisa analisar as necessidades e desejos de um segmento de mercado antes de determinar o seu próprio nicho de atuação. Para ser bem-sucedido em segmentar um mercado, tenha em mente os seguintes fatores:

O segmento de mercado deve ser acessível para a empresa.

Cada segmento de mercado deve ser grande o suficiente para determinar uma sólida base de clientes..

Cada segmento de mercado requer um plano de marketing separado.

Grandes empresas segmentam os seus mercado depois de ter realizado extensivas pesquisas de Mercado. Essas pesquisas de mercado geralmente são grandes investimentos que pequenas e médias empresas não podem fazer. Uma alternativa seria (Artigo: Estratégias para segmentar adequadamente):

Converse com clientes-chave sobre suas necessidades, e as mudanças que você gostaria de fazer na empresa..

Leia publicações de negócios especializadas nos mercados que você deseja atuar..

Leia as publicações básicas de institutos e empresas de pesquisa (IBGE, por exemplo)..

Observe os seus concorrentes de mercado e veja o que você pode aprender com eles.

Existem muitas razões porque você deve segmentar o seu mercado em segmentos menores. A qualquer momento em que você suspeite que exista diferença significativa e mensurável em seu mercado, você deveria considerar a segmentação. Ao fazer isso, você irá tornar o marketing da empresa mais fácil, descobrir novos nichos, e tornar efetivo os seus esforços de vendas e marketing. Você não pode ser tudo para todos. Alguém ainda duvida disso? (Artigo: Prospectar = procurar e identificar clientes qualificados).

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

ARTIGO RECOMENDADO:

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os clientes que formem um segmento devem ser identificáveis

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