As bases para
segmentar um mercado inclui a "segmentação":
•
Demográfica: (por tipo de indústria do cliente, tempo de
existência de mercado).
•
Geográfica:
(por cidade, bairro, estado, país, regiões).
•
Comportamental: (por conhecimento de produto, uso, atitudes,
resposta).
•
Psicológica: (Estilos de vida, Valores, Personalidade.)
Uma empresa precisa
analisar as necessidades e desejos de um segmento de mercado antes
de determinar o seu próprio nicho de atuação. Para ser bem-sucedido
em segmentar um mercado, tenha em mente os seguintes fatores:
•
O segmento
de mercado deve ser acessível para a empresa..
•
Cada
segmento de mercado deve ser grande o suficiente para determinar
uma sólida base de clientes..
•
Cada
segmento de mercado requer um plano de marketing separado.
Grandes empresas
segmentam os seus mercado depois de ter realizado extensivas
pesquisas de Mercado. Essas pesquisas de mercado geralmente são
grandes investimentos que pequenas e médias empresas não podem
fazer. Uma alternativa seria
(Artigo:
Estratégias para segmentar
adequadamente):
•
Converse
com clientes-chave sobre suas necessidades, e as mudanças que
você gostaria de fazer na empresa..
•
Leia
publicações de negócios especializadas nos mercados que você
deseja atuar..
•
Leia as
publicações básicas de institutos e empresas de pesquisa (IBGE,
por exemplo)..
•
Observe os
seus concorrentes de mercado e veja o que você pode aprender com
eles.
Existem muitas
razões porque você deve segmentar o seu mercado em segmentos
menores. A qualquer momento em que você suspeite que exista
diferença significativa e mensurável em seu mercado, você deveria
considerar a segmentação. Ao fazer isso, você irá tornar o marketing
da empresa mais fácil, descobrir novos nichos, e tornar efetivo os
seus esforços de vendas e marketing. Você não pode ser tudo para
todos. Alguém ainda duvida disso?
(Artigo:
Prospectar = procurar
e identificar clientes qualificados).
PROF. RICARDO
JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
ARTIGO
RECOMENDADO:
.
os clientes que formem um segmento devem ser
identificáveis