Atendimento
ou Preço em Primeiro Lugar?
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SALA
DOS ARTIGOS DE ATENDIMENTO
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Pesquisa inédita feita com exclusividade pelo IBRC
- Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente,
para a revista Consumidor
Moderno,
mostra que o atendimento é o item que o consumidor brasileiro mais
valoriza numa empresa. Foram pesquisadas 11 categorias de empresas:
Alimentos,
Automóveis, Bancos, companhias Aéreas, Eletroeletrônicos, Farmacêutica,
Governo, Saúde, Telefonia Celular, Telefonia Fixa e Varejo.
A
pesquisa ouviu 1.800 pessoas em seis cidades de Rio de Janeiro, São
Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Curitiba e Brasília. A pergunta feita
foi: O que é mais importante para que uma empresa respeite o consumidor? E o resultado foi:
•
43%
Atendimento
•
29%
Qualidade
•
17%
Responsabilidade Social
•
9%
Preço
•
2%
Propaganda
Assim,
em todas as 11 categorias e em todas as cidades pesquisadas, o item
atendimento foi escolhido em primeiro lugar. E, mais uma vez, uma
pesquisa séria nos mostra que "preço"
não é o item principal
(Artigo: Você
consegue melhorar o preço?).
Nesta
pesquisa aparece apenas em 4º Lugar, com apenas 9%
Assim,
mais uma vez, quando pensamos e dizemos que "nossos clientes só
querem preço" estamos redondamente enganados. Eles valorizam,
antes de preço, o atendimento, a qualidade dos produtos e a
responsabilidade social da empresa, que engloba respeito às pessoas, ao
meio-ambiente e uma ativa participação comunitária
(Artigo: Ninguém consegue segurar o cliente apenas com preço!).
Atendimento
Em 1º Lugar. O atendimento é o que o consumidor brasileiro mais
valoriza;
•
11
setores empresariais
•
1.800 pesquisados
•
06 capitais brasileiras
É
importante que todo empresário, seja pequeno, médio ou grande ou mesmo
qualquer executivo em qualquer posição leia e analise esta pesquisa.
Temos o hábito de tomar conclusões sobre achismos.
Quando uma pesquisa séria é feita e apresentada ela merece a nossa
atenção. E muitos ainda dirão:
No
meu mercado é diferente... ou ainda No meu ramo é
diferente.... ou ainda Na minha cidade ou região é
diferente...
Antes
de dar essas desculpas, pense se realmente há uma diferença em seu
atendimento. E quero chamar a atenção porque VALOR
para o cliente tem que ser para o cliente e não para a empresa. Há
empresas que julgam estar fazendo coisas de valor para seus clientes e
que os clientes não percebem como valor
(Artigo: Preciso pensar uns dias a respeito de sua proposta).
Assim,
antes de dizer meus clientes só querem preço, analise
como é o atendimento em sua empresa e o que pode ser feito para
melhorar ainda mais o que já existe.
E
atendimento
é um conjunto de ações. Não é só sorriso no balcão. Atendimento
é entregar na hora certa. Atendimento é cumprir o que é prometido
mesmo oralmente. Atendimento é rapidez e respeito pelo tempo do
cliente. Atendimento é logística e distribuição.
..
Pense
nisso. Boa Semana. Sucesso!
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SR.
PROF. LUIZ MARINS Ph.D
DIRETOR
DO INSTITUTO ANTHROPOS CONSULTING
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