LIDERANÇA
EM CUSTOS: Consegue-se baixando os custos de produção mediante um conjunto de
políticas orientadas a este objetivo. Requer de instalações que produzam volumes de forma eficiente, com uma forte redução de custos baseadas na experiência do pessoal, com rígidos controles nos gastos das áreas operacionais, administrativas e comerciais. Assim é possível reduzir o preço dos produtos e serviços para bater a concorrência
(Artigo: produtos
de margem, estrutura ou imagem, que vender?).
.
DIFERENCIAÇÃO:
Consiste em distinguir um produto de sua concorrência. A característica
distintiva deve ser percebida como única pelo consumidor. Isto se
consegue através do designa ou imagem da marca. Mercedes
Benz
em automóveis, Macintosh
em tecnologia para computação, Across
em refrigeradores, cartões de crédito em atendimento ao cliente, Bimbo
em redes de distribuição
(Artigo: COMO
AUMENTAR sua PARTICIPAÇÃO NO MERCADO).
.
Enfoque
ou alta segmentação: Se consegue ao dirigir o produto ou serviço a um grupo de
consumidores em particular, em um segmento da linha do produto ou em
um mercado geográfico. Se baseia na premissa de que a empresa pode
servir com maior efetividade e eficácia ao mercado selecionado que o
restante dos competidores
(Artigo: Estratégias
de Aquisição e Prospecção Seletiva...).
.
PROF.
Michael
Porter
Business Administration da
hbs
.
uma das principais autoridades em estratégia competitiva, a competitividade eo desenvolvimento
econômico das nações, estados e regiões, e à aplicação dos princípios competitivos para os problemas sociais, como saúde, meio ambiente e responsabilidade corporativa. Reconhecido como o pai do campo da estratégia moderna e como um dos pensador mais influentes do mundo em gestão e competitividade.
Seu trabalho abrange três grandes áreas: a concorrência e estratégia da empresa (cinco forças, cadeia de valor), a concorrência eo desenvolvimento
econômico (clusters, modelo do diamante) e da concorrência e questões sociais (saúde, meio ambiente).
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- Harvard Business School:
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