O
ponto inicial do planejamento estratégico está em desenvolver com
absoluta clareza sobre a situação atual. Há que ver todo o negócio
e perguntar-se:
•
que
funciona e o que não funciona? Em cada área do mesmo.
•
Exatamente
que se está vendendo? A que clientes? A que preços?, com que níveis
de utilidade?
Há
que comparar as vendas atuais com as expectativas e projeções de
vendas, com as vendas dos anos passados:
•
As
vendas estão em alta ou em baixa? Temporário ou permanentemente?
•
Que
sugerem as tendências sobre as ações a futuro?
Há
que ver os níveis de utilidade de cada produto ou atividade:
•
A
utilidade baixa ou sobe com o tempo? Analisar os indicadores: ROE -
return-on-equity, roi - return-on-investment, ros - return-on-sails).
Sem
dúvida a palavra mais importante no planejamento estratégico é "clareza".
Há que estar absolutamente certo sobre as respostas a todas essas
perguntas.
•
Porque
o negócio foi exitoso no passado?
•
Que
se fez no passado que é causador do sucesso atual do negócio?
Há
que ver à gente que o rodeia a um:
•
Quem
são os mas valiosos?
•
Quem
era valioso e já não o é?
Como
escreveu Jim
Collins (MATÉRIA)
em seu livro "Good
To Great",
há que estar preparado para responder o que o chama "Brutal
questions" (PERGUNTAS BRUTAIS):
•
Quem
são os melhores clientes atuais?
•
Quais
e porque são os melhores mercados atacados atualmente?
•
Que
é o que menos agrada aos clientes?
•
Que
é o que os clientes preferem comprar da concorrência que de você?
Também
há que se ver da maneira mas honesta possível:
•
Quais
são as principais habilidades, destrezas e qualidades de você?
Ademais
há do que questionar as suposições:
•
As
erradas se encontram na raiz de todo fracasso.