PROPONHA
UMA IRRACIONALIDADE PARA SEU PRODUTO
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sala
dos artigos de inovação
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Consiste em propor uma irracionalidade a teu produto ou serviço para obrigar-te a
transformar-lo tanto quanto for necessário até dar lógica a ilógica.
Pense em públicos para o qual seu produto não foi pensado, situações ou lugares
nos quais não tem sentido, necessidades que é impossível que satisfaça,
faça uma análise do produto, elimine elementos, mude-os, inverta-os,
jogue com seu produto por mais ilógico que lhe pareça.
Estes estímulos se
convertem depois verdadeiras fontes de inspiração e de oportunidades de mercado.
Um exemplo seria o de considerar que uma goma de mascar sirva para administrar medicamentos.
O produto já está desenvolvido e você pode estar ingerindo um
medicamento de forma cômoda, anônima e saborosa!
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Se trata, pois, de um substituto do marketing tradicional?: Não. É um complemento do mesmo. O primeiro cria categorias novas, o segundo
as desenvolve.
Há muitos casos de marketing lateral que não requerem grandes investimentos, como
o de um barman que decidiu converter-se em distribuidor de licores que
somente faria entregas a partir da uma da madrugada, uma hora bastante irracional ou ilógica,
pois a esta hora os locais de bebidas não faziam nenhum pedido... até que
ele o ofereceu com uma só camioneta e um pequeno armazém.
A realidade
é que a altas horas da madrugada para uma discoteca ficar sem produto
é uma grande perda de negócio, com o qual o serviço resultou exitoso. Este barman
iniciou seu negócio há dez anos com 12.000 euros. Vendeu sua empresa
no ano passado por mais de 5 milhões de euros.
Prof. Fernando Trías de Bes
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Economista e co-autor do bestseller a Boa Sorte, o único livro na história editorial empresarial
de Espanha que tem ultrapassado a venda de mais de um milhão de exemplares em todo o mundo.
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artigo
recomendado: o
que é marketing lateral