DESDE
SEUS FUNCIONÁRIOS Até SEUS FORNECEDORES
.
sala
dos artigos de gerenciamento
.
Para motivar os funcionários que trabalham por hora e criar uma conexão com eles, a
Starbucks
(HISTÓRIA)
paga bem mais que o salário mínimo e oferece benefícios de saúde a todo aquele que trabalha pelo menos 20 horas por semana.
Ademais, por cada hora que um
funcionário dedica a uma obra de caridade ou projeto comunitário, a companhia doa US$ 10. Assim limparam placas na Califórnia, e ajudaram em hospícios e asilos.
Faz uns anos, quando um grupo de ativistas do movimento
comércio
justo acusou a
Starbucks de pagar pouco aos produtores de café, a companhia abriu seus livros e comprovou por eles mesmos que não era assim.
Mas então começou a comprar grãos incluídos dentro dos acordos
do FLO -
COMÉRCIO JUSTO. Este ano está negociando contratos de longo prazo com os produtores que adotam técnicas de cultivo que cuidam
do meio ambiente.
A
QUALIDADE DOS SERVIÇOS NÃO DEPENDE UNICAMENTE DOS COMERCIAIS: Este
conceito tem uma grande importância já que da qualidade depende a
sobrevivência de toda e qualquer empresa, não importando seu tamanho e
é válido para todos os segmentos. Existem muitas acepções do termo
qualidade, mas sua obtenção exige além de palavras, planejamento,
sistemas, pessoas e trabalho intenso.
.
Tanto a investigação acadêmica como a prática empresarial vêm
sugerindo, desde faz algum tempo, que um elevado nível de qualidade de
serviço, proporciona às empresas consideráveis benefícios quanto a
quota de mercado, produtividade, custos, motivação do pessoal,
diferenciação com respeito à concorrência, lealdade e captação de
novos clientes, por citar alguns dos mais importantes.
Como
resultado desta evidência, a gestão da qualidade de serviço se
converteu numa estratégia prioritária, e cada vez são mais os que
tratam de defini-la, medi-la, e finalmente, melhorá-la...
artigo
recomendado:
.
Um
visionário e uma viagem a Itália - assim nasceu Starbucks