Falta
de Liderança = Falta de Disciplina
.
sala dos
artigos de liderança
.
A ausência de liderança é
a grande causadora da falta de disciplina e comportamento moral em um
ambiente de trabalho. Talvez você já tenha vivido essa situação:
Novos funcionários são
maltratados, iniciativas positivas são desacreditadas, o tratamento rude
entre colegas é muito comum, a direção da gerência é ignorada e
desafiada, e clientes são mal-tratados e desatenciosamente atendidos.
Como recuperar o
controle e restaurar um comportamento civilizado nesse caos?, Por onde
começar?
(Artigo:
Liderança à moda da
Infantaria da Marinha).
•
Tenha uma visão clara de
onde você está pisando:
quais são os
profissionais positivos e quais são os profissionais negativos?
Converse com cada um deles e faça perguntas provocativas para
descobrir quem é quem
(Artigo:
Líderes não criticam,
corrigem).
.
•
Tenha uma estratégia de
trabalho:
uma nova ordem de
expectativas. Premie o comportamento individual positivo. Puna o
comportamento inaceitável. Peça a participação de todos para
construir uma nova cultura da empresa juntos.
.
•
Tenha Coragem:
confronte
imediatamente todo e qualquer comportamento inaceitável que surgir.
Não deixe para depois. Trate comportamentos negativos com muito amor
e carinho e não com negativismo. Procure disciplinar o indivíduo
negativo com idéias sobre como ter um comportamento positivo. Se o
comportamento persistir, tome atitudes corajosas, como dispensá-lo
ou colocá-lo em uma posição diferente. Recuse-se a ficar refém de
funcionário que tem comportamento negativo!
(Artigo:
Alguns chefes são um
terror na hora de criticar).
.
•
Lidere pelo exemplo:
trate todos com
respeito e dignidade independente de como você é tratado por eles.
Nunca jogue o jogo da retaliação e manipulação. Seja transparente e
aberto em todas as suas ações sem ter qualquer motivo escondido.
Diga o que você vai fazer e faça o que você diz.
.
•
Incentive o Comportamento
Positivo:
ao invés de concentrar
a sua atenção na performance medíocre e punir os bons funcionários
com mais trabalho, preste mais atenção aos bons funcionários.
Demonstre àqueles que tiveram uma performance medíocre, o quê os
bons funcionários estão fazendo pela empresa
(Artigo:
Seis bons conselhos
para dirigir vendedores).
.
•
Mais Responsabilidade para
os Bons Funcionários:
procure por maneiras
de colocar os bons funcionários a frente de projetos de liderança.
Dê a eles maior responsabilidade em tomadas de decisão e mudanças na
equipe.
Recuperar o comportamento
civilizado em uma equipe não é simples e não será rápido. Eventualmente,
alguns profissionais serão removidos ou realocados. A sua presença como
líder será mais necessária do que nunca. O grupo esqueceu o que é fazer
parte de uma equipe vencedora. É sua responsabilidade provar a eles o
que isso pode significar para todos
(Artigo:
líderes jogam xadrez, não
damas
).
PROF. RICARDO
JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
.
ARTIGO
RECOMENDADO:
.
delegando
responsabilidades a sua equipe comercial
|