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Trate cada venda como se fosse a última

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sala dos artigos de vendas

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Clientes: A única coisa que realmente temos são Clientes. Entretanto, quando efetuamos uma venda, nós pensamos que temos um cliente para toda a vida (artigo: a).
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Errado: Ao invés de pensar que você continuará a receber novos negócios desse cliente, assuma que a primeira venda é a única venda que vai acontecer. O cliente não vai voltar a comprar. Nunca mais.
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Explico: A maior razão porque um vendedor ou uma empresa não são bem-sucedidos como poderiam ser, é porque ambos param de ir atrás de novos clientes e novos negócios.

Tudo começa a desmoronar quando Vendedor ou Empresa deixam de prospectar clientes, fazer networking, realizar contatos regulares, conhecer novas pessoas e criar novas oportunidades de venda. Tudo começa a desmoronar quando o vendedor relaxa nas conquistas do passado (artigo: não consegue seu OBJETIVO MENSAL DE VENDAS?).

Como se proteger desse dilema?

Como você garante que o mesmo não vai acontecer com você?

Não descanse. Assuma que cada venda é a última venda. Esse tipo de cultura irá forçá-lo a sempre procurar por novos negócios e novos clientes. Irá forçá-lo a viver focado e motivado. Aqui vão algumas atividades que eu recomendo colocar em prática:

Prospectar Clientes: procure por novas pessoas que precisam dos seus produtos ou serviços.

Networking: saia do seu escritório e dê a você a oportunidade de encontrar novas pessoas.
Contatos Regulares: não deixe nenhum negócio para trás em aberto. Faça follow-up em todos os negócios. Faça contatos ativos! Não espere o cliente entrar em contato com você.
Procure por Problemas: quando você estiver reunido com um cliente, faça perguntas. Grandes Perguntas. Procure por Problemas. Seja a Solução.
Limpe sua lista de Clientes: livre-se daqueles que você chama de clientes em análises, mas nunca compraram de você. Livre-se dos clientes que nunca vão comprar de você. Livre-se dos clientes que pedem para você enviar uma proposta e nunca mais retornam a você. Trate cada venda como se fosse a última e a sua empresa irá crescer como nunca (artigo: O CLIENTE NÃO DEVE LHE RETORNAR AS LIGAÇÕES).

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

ARTIGO RECOMENDADO:

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A excelência no processo comercial: a venda consultiva

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Sistema de Representação para Representantes Comerciais

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