e
a estratégia? vai bem obrigado
.
sala
dos artigos de gerenciamento
.
Praticamente todas as companhias, independentemente de seu tamanho ou indústria, coincidem em contar que a estratégia adequada, é a chave de seu
êxito. No entanto, especialistas da linha de Michael Porter, professor da Escola de
Empresass
da Univ.
de Harvard, afirmam que a maioria das empresas carecem desta.
A palavra se tem convertido em um conceito gasto que se aplica para definir um monte de coisas que nada tem que ver com
ela. Porter acredita que um dos erros mais praticados entre as empresas é considerar que sua estratégia é
a melhor. Outro erro freqüente segundo o especialista é a ambição de muitas companhias para ser a número um ou a número dois de sua indústria.
.
Ter mais quota de mercado, mais escritórios internacionais ou mais volume de vendas não são indicativos do êxito, senão a tempos são as distrações para alcança-lo, agrega, explicando que o primeiro objetivo de toda companhia deve ser criar valor, e a única prova disto é manter a longo prazo um retorno sobre o investimento.
De fato, disse, o êxito das empresas tem muito mais a ver com que sejam únicas que com ser grandes. Um exemplo disso, na indústria das linhas aéreas,
Southwest se tem destacado em concentrar seu esforço nos clientes que valorizam bons preços mais que outros tipos de prestações.
.
Outro exemplo é Zara, a companhia espanhola de roupa que abriu caminho aberto globalmente, apesar do fenômeno China, e da enorme competitividade no setor têxtil. Segundo Porter, o valor de Zara é ser única em muitos sentidos, incluindo a constante mudança de estilos, graças a uma equipe de desenhistas que trabalha rápido e localmente, além de oferecer última moda a preços moderados, entre outros.
É importante não somente ser único, senão, sê-lo em muitos sentidos, porque isto torna mais difícil para a concorrência copiar a fórmula, disse Poter.
Jack
Welch, ex-presidente e diretor executivo da
GE
- General Electric Co. (biblioteca
exclusiva do professor), companhia da qual se retirou em 2001, mostra que outro ponto essencial do qual todo mundo fala, mas nem sempre dando-lhe a devida importância, é a equipe.
Para ser um líder precisa que concentre-se nas qualidades que se necessita adquirir. Mas quando se é um líder tudo gira em torno dos demais, ao grupo que se
dirige, explica o especialista, enfatizando que enquanto planejar e ter visão é importante, grande parte do segredo de um bom empresário está em algo tão simples como
executar, não só pensar as coisas, senão faze-las.
Welch
defende as formas de trabalho estilo "venha
escola" e ironizou sobre alguns dos aspectos dos quais se tem hoje em dia, como o stress do trabalho ou a necessidade de encontrar o balanço entre a vida profissional e privada.
Não se pode ir dizendo ao chefe que quer tirar três dias de folga que são mencionados no folheto da
companhia, disse Welch, quem considera que a flexibilidade precisa ganha-la
trabalhando.
Aqueles que de verdade conseguem resultados vão ter a opção de tirar um dia quando necessitarem, sustenta Welch, aqueles vaticinam que as condições de trabalho não somente se tornaram mais difíceis no últimos anos , senão que continuarão esta tendência.
.
PROF.
Yolanda
Arenales
Editora Assistente de Negócios
jornal
DIGITAL a opinião - Califórnia
.
OUTROS
ARTIGOS PUBLICADOS DA PROF. YOLANDA ARENALES:
•
CRIANDO SEUS FUTUROS CLIENTES
•
NEM SEMPRE ABAIXAR PREÇOS É RECOMENDADO
•
Conheça o que quer, o que pede e como se comporta seu target