FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES
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sala
dos artigos de fidelização
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Se clientes satisfeitos são a alma de qualquer negócio bem-sucedido, clientes fiéis são essenciais para a sustentação da liderança no negócio.
Mas como uma empresa evolui de clientes meramente satisfeitos para clientes absolutamente fiéis?
Muitas empresas acreditam que fornecer produtos e serviços continuamente melhorados, a preços competitivos, seja o suficiente. Outras vão mais além, proporcionando programas de benefícios para usuários freqüentes e descontos preferenciais. Mas nada disso aumenta significativamente a fidelidade do cliente a longo prazo.
Por quê? Por que a maioria desses enfoques não está centrada no cliente e na sua definição individual de valor. Em vez disso, tratam os clientes como uma grande massa sem muita
diferenciação (artigo: seus
clientes recomendariam sua empresa?).
A chave para a fidelidade a longo prazo é expandir valor para o cliente com base na sua definição individual de valor. Essa definição pode variar muito de um cliente
(por exemplo, descontos no preço) para outro
(por exemplo, atenção pessoal) e ainda para outro
(por exemplo, acesso a
informações).
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Thomas O. Jones
Autor do Livro Putting The Service Chain to Work