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Todos devemos implementar marketing
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marketing
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O marketing obteve maior
relevância nos últimos tempos mas é uma atividade que é realizada desde
sempre. No entanto desde que a tecnologia, a economia e a
competitividade se desenvolveram, o marketing tem um papel primordial
nas empresas e instituições, sem excluir aquelas que dispõem de menos
recursos (nanos e micro empresas). Enquanto que as grandes empresas e
instituições de produtos (bens e serviços) podem e devem investir
grandes recursos para competir e posicionar-se, as "nanos e micro
empresas" devem recorrer a ações efetivas de marketing para ganhar
mercado e fidelizar seus clientes
(Artigo:
As vantagens de ser primeiro).
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Claro que não devem desenvolver as mesmas estratégias que as
multinacionais para ganhar espaço no mercado. Precisam adequar seus
recursos e adequar as estratégias comerciais e de marketing a esta
realidade. Muitas vezes, uma estratégia de marketing efetivo não passa
por gastar trozentos mil reais, senão em pensar e analisar detidamente o
que se faz. Enquanto que as grandes empresas podem se dar ao luxo de as
vezes cometerem erros, as nanos e micro empresas devem agir medindo suas
ações e ter grande efetividade em cada uma delas
(Artigo:
Testemunhos podem aumentar
o número de vendas).
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Tanto a estratégia como as
distintas ações táticas que se planejam, devem ser refletidas no que se
denomina o Plano de Marketing. As empresas necessitam continuamente
melhorar os resultados de sua "conta de exploração", o que é conseguido
normalmente de três maneiras:
•
Subindo os preços,
para aumentar a margem;
•
Diminuindo os custos,
com o mesmo objetivo;
•
Aumentando as vendas,
para dispor de mais margens.
O Plano de Marketing é a
ferramenta mais eficaz para aumentar as vendas. Consiste em definir:
•
O Quê e Como o que há de se
vender e em quais quantidades;
•
A que preço e a quem se
venderá;
•
Onde e quando se venderá.
E através de quais
canais ou circuitos
de distribuição e contando com limitados meios de apoio, designar às
pessoas responsáveis a autoridade necessária para cumprir estes
objetivos e alcançar um benefício determinado
(Artigo:
A sua Propaganda
representa a sua Empresa?).
ARTIGO RECOMENDADO:
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A diferenciação é a chave para evitar
a guerra de preços
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