Tudo é Marketing
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sala
dos artigos de marketing
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Todos fazemos marketing, todos os dias. Mesmo que alguns moralistas o afirmem, não é nada diabólico, se pensamos que interpretar situações e provocar mudanças naqueles com que nos relacionamos ou não queremos nos relacionar, é uma conduta que nos permite criar valor para nós e para outros. A política, os negócios, a sociedade, os países, as pessoas e tudo aquilo que é movido por valores e que se enfrenta
a situações onde estes valores são encontrados ou compatíveis, estão sob a órbita do marketing.
Um verdadeiro marketing que não é engano, nem mentiras, nem falsidades. Isso é delito.
O verdadeiro marketing é entender o consumo e provocá-lo
para criar valor. É criatividade e ação (Artigo: NÃO
MATARÁS A IDÉIA DE UM NOVO PRODUTO).
Mas entremos na matéria desde o enfoque do
empresário:
O marketing não parte de um escritório, salvo para alguns gênios que imaginam um mundo diferente criado por eles mesmos.
Mas são muito poucos...
Disney, Spielberg, Gates, Lennon (Artigo: ONDE
ESTAMOS E AONDE QUEREMOS CHEGAR...).
Os mortais normais devem gastar a sola de seus sapatos caminhando por ruas em busca de uma realidade a entender. E colocar na teoria esta prática. O marketing é uma atividade baseada no voyeurismo. É preciso ser voyeur!
O
profissional de marketing olha, é observador, a primeira instância é um investigador passivo. Busca situações, as identifica, as ordena, as interpreta, as interconecta.
Entende condutas, pelo menos manifesta ou, em casos de nível superior, condutas latentes para construir a provocação e a aceleração na ação de quem consomem.
O profissional de marketing olha televisão fazendo
zapping, não para ver publicidade, senão para ver o que outros vêem, porque vive destes outros. Lê o que outros lêem e escutam mais além de suas
preferências
(Artigo: A
ARTE DE INTERAGIR COM O CLIENTE).
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prof.
Guillermo Bilancio
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Professor de Management
e Marketing Estratégico na Universidade Adolfo Ibáñez
em Chile. é professor de Estratégia na Universidade de Belgrano
e na Universidade de Buenos Aires. Autor de CRiAção,
a nova lógica empresaria (Macchi 1999), ANTIOXIDO (Prentice Hall 2001)
e MARKETING, o valor de provocar (Prentice Hall 2001).
é Diretor de Guillermo Bilancio Consultores, havendo realizado
projetos em mais de 120 empresas todo mundo.