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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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O sampling como ferramenta promocional

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Sampling é o termo anglo-saxão que na gíria do marketing passou a denotar o envio ou distribuição gratuita ao potencial consumidor de amostras de produtos. Distribuir amostras, descontos ou cupons que incentivem a compra de um produto e/ou serviço é uma das técnicas mais utilizadas, sobretudo pelas empresas de consumo. No entanto, muitos responsáveis de marketing renunciam a este tipo de promoção porque asseguram que implica uma série de atividades paralelas que requerem um trabalho excessivo, que não costuma compensar os resultados (ARTIGO: O efeito aperitivo nos consumidores).

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No entanto, outros experts confiam no sampling e promovem sua utilização em diferentes contextos promocionais. Asseguram estes especialistas que a distribuição de amostras é o meio mais eficaz para dar a conhecer um produto ou relançá-lo. Muitos representantes devem reconhecer o estilo, mesmo que não tenham contato com o consumidor de forma direta, a maioria das apresentações de novos produtos são organizadas e entregues pessoalmente aos compradores dos clientes, quem sabe a partir desta forte tendência de marketing direto, as empresas conseguem visualizar mais uma vantagem de ter representantes comerciais em cada região do Brasil, permitindo-lhes chegar em poucos dias e sem custos com os lançamentos de novos produtos nos clientes (ARTIGO: O briefing para as ações do ponto de venda).

Quer que os consumidores comprem seus produtos?: presenteie um grátis. Um novo estudo realizado por Arbitron Media Research e publicado pela prestigiosa publicação Brandweek assinala que o velho sampling funciona: 35% dos consumidores que provam uma amostra adquirem o produto nessa mesma compra, segundo o estudo e 58% assegurou que comprariam um produto novo uma vez provado. O Sampling, que chega a 70 milhões de consumidores cada trimestre em EUA, é efetivo tanto para criar novos clientes como para estabelecer uma relação com os consumidores que já o provaram antes, afirma Carol Edwards, uma das responsáveis de Arbitron. A enquete, dividiu aos consumidores em 3 segmentos:

Adquiridos: aqueles para os que o produto era novo.
Convertidos: aqueles que desejavam comprar o produto depois de prová-lo.
Retidos: os que já tinham comprado o produto.

85% dos retidos que tinham recebido amostra disseram que comprariam de novo o produto frente a 60% dos convertidos.
47% afirmaram que agora optariam por comprá-lo.
28% dos entrevistados tinham recebido uma mostra nos três meses anteriores. Desse grupo, 64% aceitaram a mostra.
E a revelação mais surpreendente: 24% asseguraram que comprariam o produto que tinham recebido uma amostra em lugar dos que inicialmente iam comprar.

Claro que não devem esquecer a ótima apresentação, que é um fator fundamental. Se trabalhar adequadamente, o sampling é uma técnica que funciona especialmente bem para promover o lançamento de novos produtos, sendo estes do mais variado (desde bebidas a cama, mesa e banho, passando por cremes, xampus e calçados), ainda que é conveniente realizá-lo em áreas metropolitanas e grandes cidades. Nas regiões mais distantes utilizarem somente os escritórios de representação, porque as equipes conseguem em uma semana atingir todos os compradores dos clientes e aí os pedidos chovem, claro que precisa que o produto tenha sido desenvolvido dentro das necessidades passadas pelos compradores, que são os que ditam as necessidades de consumo(Artigo: Merchandising: você conhece as técnicas...?).

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Se ademais acompanhar de um vale desconto, converte-se numa arma muito útil para aumentar as vendas: segundo estudos realizados nos EUA, a entrega de vales desconto pode aumentar-se em 180% se incluir uma amostra. Segundo os dados da empresa Carben, uma das empresas que oferecem esta ferramenta como serviço especializado a outras companhias: (artigo: ESTRATÉGIAS PROMOCIONAIS EM VENDAS).

O índice de recordação de uma marca cuja amostra de produto foi distribuída é de 66 a 93%.

A intenção de compra é de 18 a 30%.

E a compra efetiva de 10 a 26%.

Quanto ao procedimento, a distribuição de mostras pode realizar-se de diferentes maneiras. A mostra pode ser depositada em caixas postais ou entregue no próprio domicílio em função da estratégia desenhada e do produto em questão. Também cresce muito a estratégia de marketing: "Poming". E uma campanha de sampling pode ser acompanhada de estudos de mercado, de satisfação, de reconhecimento de marca, detecção de novas necessidades, etc. Igualmente, o anunciante pode utilizar outros instrumentos, como o tele-marketing, para comprovar se a amostra foi provada, se gostaram e se pensam comprar o produto (artigo: VALE A PENA DISTRIBUIR PANFLETOS NA RUA?).

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Um dos requisitos prévios de qualquer ação de sampling é a identificação do público alvo. Isso requer um preparo e planejamento cuidadoso: convém saber diferenciar entre o comprador do cliente, o decisor, o prescritor e o usuário ou consumidor final, e a qual o a quantos há que se dirigir o sampling. Se não se realiza uma segmentação consciente, as ações de sampling derivam em prejuízos e sub-custos (artigo: Segmentação de Mercado, Onde tudo começa).

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Costuma-se apontar, por último, que o sampling reduz consideravelmente o tempo que demora um cliente em realizar a primeira compra do produto promocionado. E, naturalmente, sempre se argumenta seu baixo custo comparado com o de campanhas publicitárias em meios de massa, como a televisão. Nos lançamentos de produtos, a apresentação ou sampling (degustação ou apresentação de amostras), passam a ser uma das prioridades (artigo: A técnica de Rapel em vendas e negociação).

A premissa é: não importa o que ou quão bom seja o que está oferecendo. se ninguém se sentir atraído e provar, como espera vender? Para ACNielsen, empresa consultora de mercados, a intenção da prova, é captar a atenção especialmente através de um conceito claro. A máxima da introdução exitosa de produtos diz: "atenção e distribuição, logo, prova de produto e vendas" (artigo: é rentável pagar a um super para que exiba seus produtos?).

ARTIGO RECOMENDADO:

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Nasce uma ciência: A ciência de ir de compras

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