•
Saiba quem manda aqui:
você
está no negócio de ajudar os outros, e você somente conseguirá
ajudar os outros se você aprender a ouvir atentamente os outros.
Quando você ouve uma pessoa você aprende o que ela quer e o que você
deve fazer para deixá-la feliz
(Artigo:
Qual o significado de
Serviço...).
.
•
Escute:
invista tempo para
identificar os desejos do seu cliente ao fazer perguntas e se
concentrar em ouvir o que o cliente realmente
está dizendo. Escute suas palavras, o seu tom de voz, e como o
cliente se sente.
TOME CUIDADO
para não ser
preconceituoso e assumir verdades que não são verdadeiras.
Pergunte-se: Você realmente sabe quais são as três coisas mais
importantes para seu cliente?.
.
•
Antecipe-se:
clientes não compram
produtos ou serviços. Clientes compram paz de espírito.
Soluções para os seus problemas. A maioria das necessidades das
pessoas são emocionais e não racionais. Quanto mais você aprender
sobre os seus clientes, melhor você será em se antecipar ao que eles
precisam. Comunique-se "freqüentemente e consistentemente" com os
seus clientes.
.
•
Saiba quem é Importante
aqui:
trate as pessoas como Seres Humanos. Trate-os como Indivíduos.
Chame-os sempre pelo nome, mas seja sincero. As pessoas valorizam
sinceridade. Agradeça sempre que puder
(Artigo:
VOCÊ GOSTA DOS SEUS
CLIENTES?).
.
•
Ajude o sistema:
ajude
o cliente a entender como você trabalha. Não deixe que nenhuma regra
seja secreta, que nenhuma dúvida fique sem resposta. Cliente não
gosta de surpresas. Cliente satisfeito é cliente que tem suas
expectativas satisfeitas.
.
•
Seja fácil de se fazer
negócios:
sempre procure por uma
maneira de ajudar o cliente. Quando o cliente tem uma solicitação,
diga a ele o que você pode fazer. Faça sempre o que você diz que vai
fazer. Procure sempre por uma nova maneira de tornar mais fácil
fazer negócios com você.
.
•
Peça desculpas:
quando alguma
coisa der errada, peça desculpas. É fácil e os clientes gostam. O
cliente nem sempre tem razão, mas o cliente sempre ganha. Resolva
problemas
IMEDIATAMENTE
quando aparecerem. Informe ao cliente o que você fez. Faça com que
seja fácil para o cliente devolver produtos ou reclamar de serviços.
Valorize as reclamações dos clientes. Às vezes não é legal ouvir
reclamações, mas elas são uma riquíssima fonte de melhorias
(Artigo:
faça seu cliente ficar
de boca aberta...).
.
•
Peça por Feedback:
estimule os
clientes a fazer sugestões e recomendações sobre como a sua empresa
pode melhorar.
.
•
Trate os outros como você
gostaria de ser tratado:
um ótimo serviço de
atendimento ao cliente começa na maneira com que a empresa trata os
seus funcionários. Os funcionários são os clientes internos da
empresa e precisam ser respeitados para que eles possam passar esse
respeito para os clientes.
.
•
Dê para receber:
uma vez que
todas as empresas estão tentando fazer os clientes felizes, pense em
maneiras de diferenciar-se frente à concorrência. Pergunte-se:
•
O que você pode
dar ao seu cliente que seja realmente inesperado?
•
O que você pode
oferecer ao cliente que ele não consegue em nenhum outro lugar?
•
O que você pode
fazer para agradecer as pessoas mesmo quando elas resolvem
comprar em outro lugar?
PROF.
RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
.
ARTIGO
RECOMENDADO:
.
CONQUISTE
OS CLIENTES COM VALOR E NÃO COM SERVIÇOS AO CLIENTE