•
Confiança em si mesmo:
nos momentos para valer com cada um dos membros de uma organização,
devemos transmitir a paixão que temos por nossa idéia. E assim
mesmo, persuadir utilizando elementos racionais, mas também
transmitindo nossas emoções. O objetivo é converter-nos em
verdadeiros missionários de nossas próprias idéias dentro das
organizações
(Artigo:
Como
encontrar a direção certa).
.
•
Evitar a paralisia por
análise:
entramos numa cultura da simulação. Graças ao poder dos computadores
fazemos dezenas de simulações antes de avançar com um projeto. É
nossa responsabilidade como agentes de mudança transmitir à
organização um sentido de urgência. Para isso, temos que preparar
argumentos contundentes que demonstrem as razões pelas quais uma
organização deve mudar quanto antes e abraçar nossa idéia.
.
•
Procurar aliados
visíveis:
vender uma idéia dentro de uma organização é um processo desafiante.
Depois de apresentá-la vamos ter um grupo de pessoas a favor dessa
idéia e outro na contramão. Identificar claramente com sinais
visíveis ao pessoal da organização que já se comprometeu com nossa
idéia, ajuda a vendê-la
(Artigo:
conjoint analysis -
análise conjunta).
.
•
Persuadir, persuadir,
persuadir:
é importante aprender a harmonizar os diferentes pontos de vista. À
gente não gosta que a mudem. Gosta de liderar sua própria mudança.
Para fazer sentir que a mudança lhes pertence, há que utilizar o
diálogo incluindo perguntas para entender os diferentes pontos de
vista. Outras alternativas complementares são:
•
Construir
protótipos para que se apreciem melhor as idéias.
•
Encapsular a idéia
com algum nome que facilite transmitir o projeto entre os
membros.
•
Recorrer a todas
as técnicas e artifícios comunicacionais para atrair o
atendimento da audiência.
Não cometer o
erro de preparar aborrecedoras apresentações para vender
suas idéias. O ambiente onde realizará a apresentação de sua
idéia também é importante. Prepare-o em detalhe para ter uma
experiência superior para você e sua audiência.
•
Uma boa implementação
da idéia:
o desafio muitas vezes esquecido. O próximo passo é implementar a
idéia. Muitas inovações fracassam porque as empresas se concentram
muito nos processos de geração de idéias, mas depois o seguimento da
implementação é pobre. A recomendação principal é planejar a
execução em detalhe. Os projetos bem planejados são executados de
uma forma mais eficiente e eficaz
(Artigo:
As regras são como postes de luz).
.
.
Prof. Seth Godin
https://www.sethgodin.com
biblioteca exclusiva do professor
.
Foi vice-presidente de
Marketing Direto da Yahoo!, o criador da Yoyodyne, primeira empresa
a criar promoções e campanhas de mala direta on-line, e ajudou a
moldar a companhia com base no pioneiro Marketing de Permissão
on-line. É formado em filosofia e ciência da computação na
Universidade Tufts e concluiu o mestrado em marketing na Stanford
Business School. Foi agraciado com o Momentum Award de 1998, que
premia feitos importantes na área da Internet. Livros Publicados:
The Big Red Fez; eMarketing; Permission Marketing; Survival is not
Enough; Unleashing The Ideavirus - Detailing the idea of Viral
marketing; Purple Cow; Free Prize Inside; All Marketers Are Liars;
The Big Moo; Small is the New Big; The Dip.
.
Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR,
do Prof. Seth Godin:
•
estamos na era do
pós-consumo
•
As
10 coisas que um cliente quer
•
produtos e serviços
irresistíveis
•
De estranhos a clientes
e de clientes para amigos