Clientes
e Amigos
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sala das idéias e
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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Imagine o seguinte
cenário, você é um consultor de marketing, o seu cliente chama-se
Fulano, ele trabalha como gerente de marketing de uma grande
multinacional. Você realiza um excelente trabalho para ele e constrói
relacionamentos sólidos com outras pessoas em todos os níveis da
empresa. Com o passar do tempo, você se torna muito próximo ao Fulano,
cada um passa a conhecer a família do outro, saem juntos, viajam juntos
(Artigo:
Que informações ter do
cliente e seu comprador?).
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De repente o chefe do
Fulano preocupado com a performance do trabalho dele liga para você para
pedir o seu conselho. Ele quer saber qual é a sua opinião sobre o quanto
o Fulano é bom no que faz, e mais, pede a você um relatório por escrito
sobre a sua análise do trabalho dele
(Artigo:
Conheça seu cliente, antes de se casar com ele).
• Como
você se comporta em uma situação como essa?
• É
correto ter relações pessoais com clientes?
• Como
se constrói relacionamentos pessoais com clientes?
•
Existem grandes riscos em se tornar muito próximo dos clientes?
• Como
você transforma uma relação pessoal em uma relação profissional?
•
É IMPORTANTE
CONSTRUIR UMA RELAÇÃO PESSOAL COM CLIENTES:
você não precisa se tornar
o melhor amigo do seu cliente. Você precisa apenas conhecer as suas
preferências pessoais, os seus gostos, os assuntos que interessam a ele
além do trabalho que vocês fazem juntos. Ao aprender isso, você
desenvolve um melhor entendimento sobre as metas, aspirações, esperanças
e medos do seu cliente. Você se torna melhor em customizar as suas
ofertas, conselhos e serviços de acordo com a individualidade do seu
cliente
(Artigo:
Antes de escrever uma carta de vendas, faça um
rascunho).
.
•
TENHA CUIDADO AO
TRANSFORMAR BONS AMIGOS EM CLIENTES:
se
algum bom amigo pedir a você para realizar algum trabalho com ele, pense
muito antes de aceitar. Eu acredito que uma coisa é você transformar
clientes em amigos, e outra completamente diferente, é você transformar
amigos em clientes. Amigos geralmente têm uma expectativa exagerada
sobre o que você pode fazer por eles. Se você decidir por fazer negócios
com eles, deixe bem claro desde o início sobre o resultado do trabalho
que você vai realizar
(Artigo:
conjoint analysis -
análise conjunta).
Eu acredito que é
muito saudável misturar amigos com clientes e clientes com amigos.
Mas acima de tudo, seja profissional.
PROF. RICARDO
JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
ARTIGO
RECOMENDADO:
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vender ajudando o cliente é
utilizar spin selling
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