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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Clientes e Amigos

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sala das idéias e marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Imagine o seguinte cenário, você é um consultor de marketing, o seu cliente chama-se Fulano, ele trabalha como gerente de marketing de uma grande multinacional. Você realiza um excelente trabalho para ele e constrói relacionamentos sólidos com outras pessoas em todos os níveis da empresa. Com o passar do tempo, você se torna muito próximo ao Fulano, cada um passa a conhecer a família do outro, saem juntos, viajam juntos (Artigo: Que informações ter do cliente e seu comprador?).

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De repente o chefe do Fulano preocupado com a performance do trabalho dele liga para você para pedir o seu conselho. Ele quer saber qual é a sua opinião sobre o quanto o Fulano é bom no que faz, e mais, pede a você um relatório por escrito sobre a sua análise do trabalho dele (Artigo: Conheça seu cliente, antes de se casar com ele).

Como você se comporta em uma situação como essa?

É correto ter relações pessoais com clientes?

Como se constrói relacionamentos pessoais com clientes?

Existem grandes riscos em se tornar muito próximo dos clientes?

Como você transforma uma relação pessoal em uma relação profissional?

É IMPORTANTE CONSTRUIR UMA RELAÇÃO PESSOAL COM CLIENTES: você não precisa se tornar o melhor amigo do seu cliente. Você precisa apenas conhecer as suas preferências pessoais, os seus gostos, os assuntos que interessam a ele além do trabalho que vocês fazem juntos. Ao aprender isso, você desenvolve um melhor entendimento sobre as metas, aspirações, esperanças e medos do seu cliente. Você se torna melhor em customizar as suas ofertas, conselhos e serviços de acordo com a individualidade do seu cliente (Artigo: Antes de escrever uma carta de vendas, faça um rascunho).
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TENHA CUIDADO AO TRANSFORMAR BONS AMIGOS EM CLIENTES: se algum bom amigo pedir a você para realizar algum trabalho com ele, pense muito antes de aceitar. Eu acredito que uma coisa é você transformar clientes em amigos, e outra completamente diferente, é você transformar amigos em clientes. Amigos geralmente têm uma expectativa exagerada sobre o que você pode fazer por eles. Se você decidir por fazer negócios com eles, deixe bem claro desde o início sobre o resultado do trabalho que você vai realizar (Artigo: conjoint analysis - análise conjunta).

Eu acredito que é muito saudável misturar amigos com clientes e clientes com amigos. Mas acima de tudo, seja profissional.

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR

ARTIGO RECOMENDADO:

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vender ajudando o cliente é utilizar spin selling

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