Você
pode minimizar o estresse da negociação
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sala dos
artigos de negociação
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Conheça em detalhes
seu futuro cliente bem antes de encontrá-lo. Compreenda seu negócio,
perfil de lucros, pontos fracos, tendências, concorrentes e tudo mais.
Esse conhecimento lhe permitirá antecipar precisamente como seu cliente
em potencial responderá às suas ações
(Artigo:
Terminou de negociar? Não baixe a guarda!).
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Temas relacionados a
qualidade: aprenda
exatamente como melhor posicionar seu produto ou serviço de modo a
maximizar valor dele em relação às necessidades do cliente e mostrar
o que ele pode fazer.
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Apresente os preços e os
termos no modo e momento mais apropriados:
não fuja de seu preço, termos ou
condições. Não se desculpe por seu preço... não seja hesitante para
declará-lo... Mostre o preço somente depois de ter exposto os
méritos do produto ou serviço
(Artigo:
A diferença entre negociar, pechinchar e
brigar).
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Apresente claramente seu
preço: em termos que se
relacionam com os benefícios que seu cliente receberá não mostre
simplesmente valores, características ou termos isolados.
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Confie em sua habilidade de
escutar: para
determinar precisamente como apresentar seu produto ou serviço de
maneira que isso gere um forte desejo emocional por ele lembre-se, o
medo de perder é realmente tão poderoso quanto a alegria de ganhar
(Artigo:
Como regra geral, a
paciência dá frutos).
Seu futuro cliente
certamente lhe fará perguntas sobre preços, termos, entrega ou outros
detalhes, não importa o que você faça. Por que isso acontece?
Simplesmente porque eles imaginam que isso faz parte do papel deles. Não
erre. Você será testado, empurrado e puxado!
(Artigo:
Não vá ao super com fome, não vai negociar sem ter
estudado!).
O que isso tudo
significa? Que você nunca poderá evitar o processo de negociação.
Entretanto, com habilidades e apresentação adequadas, você pode
fazer a balança pender a seu favor. Não era tudo isso que você
estava procurando afinal?
Prof. Marcio
Miranda
PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NEGOCIADORES
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
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ARTIGO
RECOMENDADO:
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Não preciso, não quero, já tenho, não me interessa!
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