NEM
TODO PRODUTO DEVE APARECER
.
sala
dos artigos de e-mail e web
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Uma
condição necessária para que as campanhas de e-mail marketing sejam bem
sucedidas e úteis, é registrar os dados que os representantes comerciais colhem em campo, dos compradores dos clientes e não dos clientes
apenas. Os
compradores são as pessoas encarregadas das compras e apresentação dos novos produtos a diretoria, enquanto que os dados de
e-mail dirigidos aos endereços eletrônicos dos clientes, caem na maioria das vezes na caixa de entrada geral, onde apenas são selecionados por pessoas que não são conectoras nas empresas.
Chris
Combemale, presidente do
E-mail Marketing Council
da DMA na Grã Bretanha, dá alguns conselhos
para
as companhias que utilizam técnicas de e-mail marketing, mas recomenda
que antes de iniciar o projeto, se consultem os representantes
comerciais, porque nem todos produtos e clientes podem ser atendidos
por meio desta tecnologia, PELOS ACORDOS QUE OS REPRESENTANTES
COMERCIAIS REALIZAM NAS DIFERENTES REGIÕES E CLIENTES.
A pedra angular de toda campanha por e-mail são os compradores potenciais de boa qualidade
(ativos e pós ativos ate sessenta
dias), e neste caso em particular que não falamos em
consumidores finais, devemos ter organizados somente os dados dos
compradores. Temos muitos temas que resolver para assegurar que se lucre com a melhor maneira em relação a esses dados.
Quando se recopilam dados corporativos que incluem um endereço de e-mail, os que estão usando estes dados deveriam:
Solicitar informação aos escritórios de representação que seja relevante para
o objetivo que se quer atingir, como segmento, atividade, regularidade
de compras, contatos, melhor forma de expor e apresentar os produtos.
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obter
antes da campanha, consentimento positivo dos representantes para enviar mensagens comerciais por
e-mail aos compradores dos clientes, porque
muitas vezes existem acordos específicos em determinadas regiões e
clientes, e nem todos os produtos podem ser livremente promocionados.
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combinar
com os representantes a relevância da mensagem, o conteúdo, os
valores dos itens, os produtos inseridos na campanha.
manutenção
dos dados: Para conseguir a confiança dos
compradores e facilitar a entrega de mensagens é fundamental contar com boas práticas de
manutenção dos registros. O departamento de Marketing e os
representantes devem desenvolver uma série de práticas descrevendo os procedimentos a
utilizar para atender temas como:
feedback
das respostas aos representantes; processamento das solicitações de
visitas, manejo de novos prospects obtidos, supressão de endereços inválidos conhecidos e validação do formato de endereços de e-mail.
Os objetivos da política devem ser:
reduzir ao mínimo endereços incorretos ou antigos.
processar imediatamente os pedidos e solicitação de visitas.
processar dentro dos 5 dias úteis os pedidos de inscrição que se recebam
on-line e off-line, repassando esse feed back para os repsentantes de
cada região para que ativem as visitas.
informar a quem pede cancelamento da assinatura quanto tempo leva para que se dado a baixa efetiva.
O arquivo interno:
Para poder avaliar um
banco de dados interno, que inclua todos os endereços de e-mail
coletados e recebidos pelos representantes, o departamento de marketing deve segmentar da seguinte maneira:
1- Compradores e potenciais clientes que tem dado consentimento positivo para o envio de marketing por e-mail e que até a data não pediram o cancelamento.
2- Compradores existentes sobre os quais se obteve seu endereço de e-mail no transcurso da venda de um produto ou serviço e que, no momento da captura do dado, foram notificados da intenção de enviar quando fosse oportuno, futuros e-mails de promoções "produtos ou serviços similares". Deverá se dar as pessoas a oportunidade de aceitar ou declinar o pedido.
3- Clientes potenciais ou prospects que não entrem em nenhum dos dos segmentos anteriores.
Daí para frente, e supondo que todos os demais requisitos se cumpram,
o departamento de marketing pode continuar enviando marketing por e-mail aos
compradores dos clientes, sempre por segmento e nunca de forma geral. Isto é assim com uma condição:
Que se dê ao receptor a oportunidade de desvincular-se da lista (cancelar), usando meios simples e sem custo (salvo o custo de transmissão), cada vez que se envia um e-mail de marketing não solicitado.
"CLIQUE AQUI PARA CANCELAR"
Para comunicar-se por e-mail com o
segmento 3 (clientes
potenciais), o
departamento de marketing necessitará conseguir consentimento positivo para faze-lo. Isto não deve ser feito, por meio de um pedido eletrônico senão pela autorização
escrita do representante comercial da região,
que é ao final de contas o consultor do cliente, assegurando em todos os casos um adequado registro do convite ou notificação ao representante.