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Que valor sua empresa agrega para manter os clientes?

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sala dos artigos de compradores

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Não você. A sua empresa. Qual é o valor que a sua empresa agrega para manter os seus clientes? Onde está o verdadeiro valor naquilo que a sua empresa faz? Eu não estou falando aqui sobre valores técnicos e monetários. Enquanto a maioria das empresas falam sobre a necessidade de atender bem os seus clientes, a grande realidade é que os sistemas de métricas internas das empresas são sempre baseados em produtos vendidos e não necessariamente em clientes satisfeitos. Algumas empresas até premiam os seus gerentes por níveis de atendimento ao cliente, mas geralmente “unidades vendidas”, “receitas” e “margens de lucro” acabam por dominar o bônus ou a comissão das pessoas (Artigo: pay for performance: ganhar bônus é questão de sorte?).

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É tempo para as empresas repensarem sobre qual e o valor que elas realmente agregam para os seus clientes, e considerar uma mudança radical nesse sentido. As empresas historicamente são organizadas em torno de produtos, geralmente ao ponto de existir grupos inteiros focados em criar e vender determinadas categorias de produtos que são desenhadas para determinados mercados de compradores, onde tipicamente os maiores compradores recebem maior atenção (Artigo: A TÉCNICA DE RAPEL na negociação EM VENDAS).

Algumas das maiores empresas com uma quantidade muito grande de produtos, como a IBM, por exemplo, organizam as suas forças de vendas ao redor de indústrias e organizam os seus produtos em grupos que suportam essas indústrias.

O mundo é diferente hoje com todas as informações sobre produtos e preços disponíveis para todos através da internet. Essa rede que fala sobre tudo, e tem tudo, cria um novo dilema para os produtores de produtos. Com acesso total a todas as informações a qualquer momento, os compradores podem automaticamente e sozinhos, medir preços, características e demandas (Artigo: Você conhece quem é o comprador do cliente?).

Isso pode levar a comoditização de muitos produtos e serviços, quando os vendedores respondem a essa realidade diminuindo os seus preços. a comoditização das coisas pode atingir a qualquer produto, desde o café até um carro de luxo, de um serviço de limpeza até um projeto de consultoria sofisticado. Ninguém está livre.

Para as empresas serem bem sucedidas nesse ambiente onde todos os produtos e preços podem ser necessariamente encontrados em todos os lugares, é preciso repensar qual é o verdadeiro valor que a empresa agrega ao seu Mercado. Fazer e vender produtos não é mais o suficiente. O valor está em amarrar tudo que a empresa têm a oferecer, e empacotar essa oferta ao redor do cliente. O quê as empresas falham em entender, é que pelo ponto de vista do cliente, os produtos, serviços e marcas da empresa são vistos como uma única entidade. Todos nós queremos nos relacionar com empresas que realmente saibam quem nós somos (Artigo: O Segredo Mais Bem Guardado do Mundo das Vendas).

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Entretanto, a realidade é diferente. Por exemplo, imagine um banco onde o gerente seja a pessoa que sabe que você tem uma conta no banco, onde uma outra pessoa sabe que você tem uma conta poupança, e uma terceira pessoa sabe que você possui investimentos em moeda estrangeira. Nesse caso, o banco está organizado por produtos, que é a maneira que a maioria das empresas encontra para crescer, entretanto, a empresa termina por não ter nenhuma organização voltada ao redor do cliente (Artigo: Relationship marketing: o que é?).

As empresas devem parar IMEDIATAMENTE para PENSAR sobre qual é o valor que a empresa agrega aos olhos dos seus clientes. Qual é o serviço que o cliente admira? O que está faltando?

PROF. RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING

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