nem
só de trabalhar vivem os gerentes
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sala
dos artigos de inovação
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Os altos gerentes devem ter tempo para pensar e encontrar alguma idéia que lhes permita dar um salto qualitativo nas vendas e
no mercado. Mas as idéias não vêm sós, há que se dedicar a procurá-las, pessoalmente ou delegando a tarefa. Essa é a tese central de um livro de recente aparição titulado:
Marketbusters: 40 Strategic Moves that Drive Exceptional Business Growth, de Ian MacMillan e Rita Gunther McGrath ou 40
movimentos estratégicos que dirigem o crescimento excepcional do negócio.
Os autores começam citando o caso de
Coinstar, uma pequena empresa que teve a inteligente idéia de colocar máquinas que contam moedas em supermercados e armazéns e conseguiu ganhos
impensados.
A empresa tomou algo que sempre tinha sido uma moléstia para bancos e consumidores,
que era contar, manejar e trocar aos garotos e pessoas as moedas que
guardavam e o converteu num negócio rentável. no
ultimo semestre, a empresa COINSTAR declarou mais de 106
milhões de faturamento e todos os indicadores mostram que seu
crescimento não irá parar, tendo tomado conta do mercado em um pequeno
espaço de tempo
(artigo: VALE
A PENA SE ARRISCAR NO VAREJO?).
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Coinstar tem todas as características de um movimento estratégico
clássico, diz McGrath falando de seu exemplo inicial. Identificou uma necessidade insatisfeita que ademais era generalizada e
desenvolveu uma solução para ela. Faz uma só coisa e a faz bem. As
moedas podem ser trocadas por notas, carregadas ao cartão ou
simplesmente doadas
(artigo: Mujirushi
ryohin = qualidade sem marca).
UPS
é outro caso citado no livro. Aproveitou as mudanças que a Internet trouxe e
as combinou com o gerenciamento de inventários just-in-time. A empresa deixou de visualizar-se como transportadora de pacotes e hoje se transformou numa máquina de sincronizar o comércio.
IBM também encontrou um novo marketbuster quando começou a ajudar às empresas a integrar suas redes de fornecimento e suas comunicações globais. O livro de MacMillan professor na
Univ.
Wharton e McGrath
professora na Univ.
Colúmbia foi pensado para ajudar aos gerentes a identificar oportunidades similares, de alto impacto, dentro de suas próprias empresas e negócios.
Mais precisamente, Marketbusters se ocupa das medidas que pode tomar a alta gerência de uma empresa para aumentar sua participação no mercado
em pelo menos 2%, ainda que se mova num segmento totalmente desenvolvido.
AOS gerentes lhes encanta falar de estratégia e crer-se estrategistas. Mas quando se analisam suas ações, adverte-se que não têm verdadeira consciência do que é uma estratégia.
Falam de grandes idéias, de grandes objetivos, mas depois não fazem mais do que imprimir o slogan em todas as superfícies que
encontram
(artigo: quais
OS INGREDIENTES PARA LANÇAR UMA MODA).
A grande preocupação destes dois catedráticos é que os gerentes de empresa estão tão ocupados com seus afazeres diários que deixaram de pensar. O conselho que lhes dão nas páginas do livro é que se perguntem se estão tendo tempo para pensar ou se vão pulando de impulso em impulso. À inovação, dizem, há que
se lhe dedicar tempo.
Se uma empresa conta com uma pequena equipe cujos integrantes conhecem bem o negócio, basta apenas que ao menos encontrem uma idéia capaz de irromper com força no mercado.
A tarefa do gerente será pôr-lhes por diante o desafio de encontrar ao menos uma. Se não o conseguem, não se merecem o salário que ganham. Não servem e algo grave está passando na companhia.