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Os altos gerentes devem ter tempo para pensar e encontrar alguma idéia que lhes permita dar um salto qualitativo nas vendas e no mercado. Mas as idéias não vêm sós, há que se dedicar a procurá-las, pessoalmente ou delegando a tarefa. Essa é a tese central de um livro de recente aparição titulado:

Marketbusters: 40 Strategic Moves that Drive Exceptional Business Growth, de Ian MacMillan e Rita Gunther McGrath ou 40 movimentos estratégicos que dirigem o crescimento excepcional do negócio.

Os autores começam citando o caso de Coinstar, uma pequena empresa que teve a inteligente idéia de colocar máquinas que contam moedas em supermercados e armazéns e conseguiu ganhos impensados.

A empresa tomou algo que sempre tinha sido uma moléstia para bancos e consumidores, que era contar, manejar e trocar aos garotos e pessoas as moedas que guardavam e o converteu num negócio rentável. no ultimo semestre, a empresa COINSTAR declarou mais de 106 milhões de faturamento e todos os indicadores mostram que seu crescimento não irá parar, tendo tomado conta do mercado em um pequeno espaço de tempo (artigo: VALE A PENA SE ARRISCAR NO VAREJO?).

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Coinstar tem todas as características de um movimento estratégico clássico, diz McGrath falando de seu exemplo inicial.
Identificou uma necessidade insatisfeita que ademais era generalizada e desenvolveu uma solução para ela. Faz uma só coisa e a faz bem. As moedas podem ser trocadas por notas, carregadas ao cartão ou simplesmente doadas (artigo: Mujirushi ryohin = qualidade sem marca).

UPS é outro caso citado no livro. Aproveitou as mudanças que a Internet trouxe e as combinou com o gerenciamento de inventários just-in-time. A empresa deixou de visualizar-se como transportadora de pacotes e hoje se transformou numa máquina de sincronizar o comércio. IBM também encontrou um novo marketbuster quando começou a ajudar às empresas a integrar suas redes de fornecimento e suas comunicações globais. O livro de MacMillan professor na Univ. Wharton e McGrath professora na Univ. Colúmbia foi pensado para ajudar aos gerentes a identificar oportunidades similares, de alto impacto, dentro de suas próprias empresas e negócios.

Mais precisamente, Marketbusters se ocupa das medidas que pode tomar a alta gerência de uma empresa para aumentar sua participação no mercado em pelo menos 2%, ainda que se mova num segmento totalmente desenvolvido. AOS gerentes lhes encanta falar de estratégia e crer-se estrategistas. Mas quando se analisam suas ações, adverte-se que não têm verdadeira consciência do que é uma estratégia. Falam de grandes idéias, de grandes objetivos, mas depois não fazem mais do que imprimir o slogan em todas as superfícies que encontram (artigo: quais OS INGREDIENTES PARA LANÇAR UMA MODA).

A grande preocupação destes dois catedráticos é que os gerentes de empresa estão tão ocupados com seus afazeres diários que deixaram de pensar. O conselho que lhes dão nas páginas do livro é que se perguntem se estão tendo tempo para pensar ou se vão pulando de impulso em impulso. À inovação, dizem, há que se lhe dedicar tempo.

Se uma empresa conta com uma pequena equipe cujos integrantes conhecem bem o negócio, basta apenas que ao menos encontrem uma idéia capaz de irromper com força no mercado. A tarefa do gerente será pôr-lhes por diante o desafio de encontrar ao menos uma. Se não o conseguem, não se merecem o salário que ganham. Não servem e algo grave está passando na companhia.

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