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Ser 1º não é ser o Melhor, Maior ou a Melhor Marca...

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sala dos artigos de marcas

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É ser o primeiro na mente do comprador quando pensa no produto o serviço que precisa (ou que tem que recomendar). Alguns exemplos de ser o primeiro, que o sábio Al Ries um dos máximos expoentes de Branding Mundial nos oferece: Dietrich Mateschitz estava de viagem na Tailândia quando encontrou um popular tônico para a saúde chamado Krating Daeng. De volta à Áustria, decidiu introduzir um produto similar, ao que denominou Red Bull (ARTIGO: PRICING: SEGMENTAÇÃO POR PREÇOS).

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Inclusive mais importante do que o nome Rede Bull, foi sua escolha de um nome de categoria. A esta categoria a denominou "bebida energética". Assim nasceu a primeira bebida energética. Red Bull se beneficia de uma analogia com PowerBar, a primeira barra energética. O marketing pode-se visualizar como o poder de encher um vazio na mente. Se existe uma categoria denominada barra energética, os possíveis compradores pensam que deve existir uma categoria denominada bebida energética
(Artigo: As barrinhas de cereais hero).
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Por suposto, Rede Bull foi a primeira marca em encher este vazio na mente, chamado bebida energética. Na atualidade, Red Bull atinge vendas por bilhões em todo mundo e Dietrich Mateschitz se transformou no homem mais rico da Áustria. Quase todos os grandes acertos do marketing seguem o mesmo padrão. Um empresário descobre um vazio no mercado e depois introduz uma nova marca que começa a explodir a nova categoria. Entre os exemplos, destacam os seguintes:

Rolex: o primeiro relógio de alto preço.

Starbucks: a primeira cafeteria para o alto segmento.

Haagen-Dazs: o primeiro sorvete para o alto segmento.

Hero: a primeira barra de cereais do mercado.

AM/PM: a primeira e maior rede de lojas dos postos de serviço.

A lista é interminável e todos seguem o mesmo padrão. O importante é encontrar uma categoria disponível e depois desenvolver uma nova marca para dominar esta categoria. A medida que a categoria ganha em popularidade, também o faz a marca (Artigo: As 13 características de identidade das marcas humanas).

OUTROS Excelentes ARTIGOS PUBLICADOS no Jornal SDR DO Prof. AL RAIS:

UM CONSELHO, um EXEMPLO

MAIOR O ABRAÇO, MENOR A FORÇA

COMO SE MEDE O VALOR DE UMA VELA

MENOS PRODUTOS, MAIS RESULTADOS

a batalha pela mente do consumidor

A publicidade carece de credibilidade

AS PPRR SÃO MELHORES QUE A PUBLICIDADE

Não se deve entrar à força na mente das pessoas

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