Nada é exagerado QUANDO O TEMA É SEGURANÇA...
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Um estudo levado a cabo por Sophos, um dos líderes mundiais na proteção de empresas contra spam, programas espião e vírus, revelou que:
79% dos responsáveis informáticos crê que os funcionários põem em perigo suas empresas ao não fazer um uso responsável da Internet.
Sophos adverte que apesar das instruções, são muitos os funcionários que seguem abrindo correios não solicitados, documentos adjuntos desconhecidos, ou que descarregam programas maliciosos de páginas Web e respondem SPAM.
Com o ciber-crimen aumentando a um ritmo vertiginoso, Sophos adverte que estes funcionários podem comprometer a credibilidade de suas empresas, e aconselha às organizações que resolvam este problema o quanto antes possível e que tratem desta questão de forma centralizada.
Geralmente, quando os funcionários fazem um uso irresponsável de Internet, fazem-no porque não sabem que isso pode ter conseqüências desastrosas para a empresa comenta Annie Gay, Diretora Geral para europa da
Sophos. É a empresa a responsável de informar a seus funcionários sobre quais são as práticas de risco para a segurança da empresa, tais como abrir documentos adjuntos não desejados, responder SPAM ou visitar paginas Web de conteúdo ilícito, e mostrar-lhe como proteger-se contra as ameaças que circulam pela
Internet.
Sophos identificou os sete pecados capitais no uso de Internet desde o trabalho:
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Baixar música ou filmes
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Abrir documentos anexos ou clicar em links de mensagens não solicitadas
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Visitar paginas Web pornô ou de conteúdo ilícito
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Abrir programas de brincadeira enviados por amigos ou colegas de trabalho
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Instalar programas não autorizados ou complementos do navegador Web
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Proporcionar informações pessoais a desconhecidos por telefone ou e-mail.
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Utilizar a mesma contra-senha em diferentes páginas Web ou compartilhá-la com mais gente.
Uma enquete realizada recentemente por Sophos no Reino Unido, mostrava que:
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63% dos responsáveis informáticos das empresas britânicas considerava que os funcionários que não fizessem um uso responsável de seus computadores, apesar de estar informados sobre os riscos potenciais de suas ações, deveriam receber um aviso oficial, e se sua atitude continuava, deveriam ser despedidos.
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10% dos entrevistados considerava que estes funcionários deveriam ser imediatamente despedidos.
Os resultados desta enquete mostram que há departamentos de informática que consideram a segurança de suas empresas como um assunto extremamente sériom, contínua Annie Gay. Uma política interna estrita sobre o uso de Internet e do correio eletrônico contribuiria sem lugar a dúvidas a melhorar a segurança da empresa, bem como a utilização de um antivírus ou outros programas de segurança.