Você
é uma pessoa criativa?
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sala dos artigos de mkt
direto
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A maioria responderia:
Não, sou a pessoa menos criativa do mundo. A realidade é que todos somos
criativos. Mas não é culpa sua, nascemos assim. Como disse Picasso: Todo
menino é um artista. O difícil é seguir sendo um artista ao converter-se
em adulto. Com freqüência confundimos criatividade com uma habilidade
concreta, como escrever ou pintar. Mas estas são só técnicas que se
podem aprender. A criatividade é a capacidade de resolver problemas, de
ver as coisas com uma nova perspectiva, de ter idéias e de conectá-las
entre si. Permita-me provar-lhe que você é uma pessoa criativa:
•
Alguma vez resolveu um
problema na empresa?
•
Alguma vez achou,
desenvolveu uma forma ou melhorou um sistema de produzir mais, em
menos tempo e com menos custo?
•
Alguma vez inventou
uma boa desculpa para sair de algum apuro?
•
Alguma vez escreveu
seu currículo?
A resposta é que sim, que
você tem criatividade, mas talvez não tenha tantas oportunidades de
demonstrá-lo como desejaria. Vou compartilhar com você um teste que
costumo passar em meus seminários de criatividade por todo mundo… Lhe
convido a fazer este teste de criatividade. Tem que encontrar uma
solução criativa a cada um, dos três problemas que lhe proponho. Não tem
porquê ser a resposta correta, só que seja criativa. Aqui estão os 3
problemas:
•
Tem que inventar algo
que faça que as crianças escovem os dentes por mais tempo, ao menos
um minuto.
•
Trabalha numa agência
de Boston e quer conseguir a conta dos pianos Steinway, com sede em
New York. Como convenceria ao cliente para eleger a você antes que a
uma agência da mesma cidade?
•
Está num carro com
dois amigos e vê que o motorista pega uma garrafa de bebida
alcoólica e começa a beber. Encontrasse a quilômetros da
civilização, portanto não pode descer e voltar andando. Como
consegue que deixe de beber?
A seguir estão as três
respostas para os testes e que são na verdade, oportunidades de trabalho
onde a criatividade conta em 100% e é isso que você deve começar a
pensar e praticar. Ou seja desenvolver novas idéias para todo aquilo que
faz, incentivando sua inata qualidade de criatividade, porque já
confirmamos e você concordou que tem criatividade:
•
A
resposta foi um produto que ajudamos a lançar chamado "O Relógio do
Dente Feliz". Era um suporte para a escova com uma ampulheta
incorporada. A criança devia dar-lhe a volta ao pegar a escova e
escovar-se os dentes até que tinha caído o último grão de areia.
Talvez nos adiantamos a nosso tempo (creio que vendemos 6 unidades).
.
•
Precisava dramatizar o fato de que podíamos levar a conta Steinway
com a mesma facilidade que qualquer agência de Nova York. O último
slide de minha apresentação era uma tabela de vôos e horários.
Disse-lhes, "Por último, me agradaria mostrar-lhes os 32 vôos
diários entre Boston e Nova York. Poderíamos ficar tão cedo como às
7 da manhã ou tão tarde como às 11:30 da noite". Ganhamos a conta.
.
•
Esta
situação a vivi pessoalmente: Lhe pedi a garrafa ao motorista e a
bebi de um só trago (e isso que eu não bebo). Devolvi a garrafa
vazia ao motorista, e este me disse: Eeeh! ¡Nunca disse que a podias
acabar! Sinto muito, respondi-lhe. E me recostei pensando na
calmaria da viagem agora... Mas antes de cair adormecido, o
motorista replicou, Não dá nada… tenho outra garrafa aqui mesmo…
Faz umas semanas recebi um
mailing de
IDISA PAPEL
com a oferta de um catálogo de papel diferente ao habitual: estava cheio
de charadas e quebra-cabeças, aparentemente simples mas que te podem
entreter durante horas. E ainda bem que inclui as soluções. Lhe
recomendo para fazer um pouco de ginástica mental enquanto descobre o
amplo leque de qualidades de papel de que dispõem. Pode que ainda te
possam enviar algum destes estupendos catálogos em
www.sappi.com/HannoArt.
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PROF. Alan Rosenspan
www.alanrosenspan.com
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