maior número de contatos e mais delicadeza no serviço
.
sala
de tendências
.
O Estudo sobre o secretariado
realizado pela empresa européia Secretariaplus entre as mais de
100 mil secretárias membros dessa comunidade, evidencia que as secretárias exercem o poder delegado das empresas.
Além de ter em suas mãos a decisão de compra de múltiplos produtos e serviços da empresa, encarregam-se de realizar cada vez mais tarefas de responsabilidade no escritório.
As secretárias reconhecem ter cada vez mais responsabilidade, a prova disso é que uns 30% dispõe de um celular de empresa e uns 23% tem alguma pessoa que lhe ajuda em seu trabalho.
Atualmente as secretárias já não só atendem aos clientes e realizam tarefas administrativas.
Elas se encarregam da organização de eventos, controle de orçamentos e inclusive da atualização os conteúdos da web e gestão de bases de dados. Hoje, a busca de informação por Internet útil para a empresa passa a ocupar o primeiro lugar entre as tarefas das Secretárias.
Ademais, o estudo mostra que cada vez têm maior decisão de compras dentro das empresas, sobretudo no que se refere às reservas de passagens de avião, compra de material de escritório, reservas de hotéis, compra de presentes da empresa, aluguel de veículos, mensageiros, entre outros serviços, o que supõe que as secretárias realizam as tarefas mais importantes no dia a dia da empresa.
Desta mudança de papel se fizeram eco as empresas de serviços e fornecedores, que tomaram maior consciência do poder da secretária na empresa e de que cada vez é mais importante saber chegar a elas. Por este motivo e porque têm muito poder de influência, são cada vez mais as empresas que preparam programas e campanhas comerciais específicas dirigidas a elas.
•
O estudo mostra que o aumento de responsabilidades e dedicação não supôs uma melhora em sua remuneração, já que 67% considera que seu trabalho não está bem retribuído economicamente.
•
O estudo também reflete que em 50% dos casos a jornada trabalhista supera as 8 horas diárias, o que dificulta compatibilizar sua atividade profissional com a vida familiar.
•
Ademais, 50% afirma que o dia que não vão ao trabalho, a empresa liga uma média de quatro vezes ao dia para solucionar os problemas.
•
Ainda assim, o nível de satisfação com o trabalho é alto e mais de 70% das secretárias estão dispostas a assumir mais responsabilidades.
Toda esta evolução em suas responsabilidades faz que se esteja produzindo uma mudança na denominação dos profissionais do Secretariado, que passam a ser de secretária a várias denominações:
Assistente de Direção,
Secretária de Direção,
Secretária Executiva,
Ajudante de Direção...