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Pergunte-se
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sala dos artigos de
marketing
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Quando as pessoas pensam
em marketing, as pessoas pensam que marketing existe para satisfazer as
necessidades dos clientes. Atender as necessidades dos clientes é
essencial, mas marketing é muito mais do que isso. Marketing tem a
responsabilidade de assegurar que a empresa atende as necessidades dos
clientes de uma maneira que seja
DIFERENTE
dos seus concorrentes. A empresa que não consegue encontrar essa maneira
DIFERENTE
de fazer negócios está fadada a se tornar uma empresa commodity onde o
cliente só compra preço
(ARTIGO:
DISPARADORES de compra).
•
Pergunte-se: Os
meus clientes realmente vêem a minha empresa como sendo diferente
dos meus concorrentes?, O que eu posso fazer para distinguir a minha
empresa da concorrência?
Nós vivemos em uma era de
grandes mudanças, ameaças e oportunidades. Uma era onde pouquíssimos
gerentes e líderes param para pensar, olhar ao redor e refletir sobre
como essas mudanças vão afetar a empresa. Como resultado, muitas
empresas morrem cedo
(ARTIGO:
Showrooming: A guerra das lojas físicas vs. Venda
on-line).
•
Pergunte-se:
Quais são as mudanças comportamentais que o seu cliente vive hoje?
Quais são as mudanças tecnológicas que vão acabar com a sua
tecnologia?
A visão e missão de uma
empresa têm várias funções, mas a principal é inspirar as pessoas.
Entretanto, palavras como somos líderes, somos os melhores, somos os
mais bem-sucedidos, são muito abrangentes, e podem significar várias
coisas para várias pessoas diferentes. A missão e visão de uma empresa
precisa acima de tudo inspirar o comportamento das pessoas. Preste
atenção a sua missão e visão, ela inspira as pessoas e direciona o seu
comportamento?
(ARTIGO:
Nasce uma ciência: A ciência de ir de compras).
•
Pergunte-se:
Nós temos uma Visão que todos entendem? Como eu posso melhorar a
Visão da nossa empresa?
Se você não sabe onde você
quer ir, qualquer caminho te levará a qualquer lugar, essa frase tem
tudo a ver com uma empresa. Se você quiser ser bem-sucedido você precisa
ter objetivos muito claros e mensuráveis na sua cabeça
(ARTIGO:
CADA PRODUTO TEM UM
CONSUMIDOR CERTO).
•
Pergunte-se: Eu
tenho um plano com objetivos mensuráveis? Eu estou medindo as coisas
que são realmente importantes?
O sucesso de longo prazo
requer o aprendizado de curto prazo. Preste
MUITA ATENÇÃO
à maneira que você investe o seu tempo. Você
PRECISA RESERVAR
um certo tempo para aprender sobre a empresa, senão, o que deu errado
irá se repetir, e o que dá certo não irá se repetir
(ARTIGO:
o efeito aperitivo nos
consumidores).
•
Pergunte-se:
Como eu posso construir uma empresa que aprende com os erros e
acertos que comete?
O que funcionou no passado
talvez não funcione no futuro. Você precisa estar preparado para
enfrentar mudanças.
NÃO FAÇA SIMPLESMENTE O
QUE VOCÊ FAZ MELHOR,
procure ao seu redor por novas maneiras de atingir os seus objetivos.
Explore, Experimente, Antecipe-se
(ARTIGO:
é rentável pagar a um
super para que exiba seus produtos?).
•
Pergunte-se:
Existe alguma oportunidade de fazer DIFERENTE o que você estou
fazendo hoje? Não existe? TEM CERTEZA?
PROF.
RICARDO JORDÃO
PRESIDENTE, FUNDADOR E SEU AMIGO
BIZREVOLUTION CONSULTORIA DE MARKETING
BIBLIOTECA EXCLUSIVA DO PROFESSOR
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