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a marca deve gerar experiências

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PROF. Philip Kotler

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é professor de marketing internacional da Kellog Graduate School of Management, da Universidade Northwestern. Autor de 15 livros, foram textos obrigatórios em Universidades de todo mundo. Vendeu cerca de 3 milhões de exemplares de suas obras, as quais foram traduzidas a 20 idiomas, e foram distribuídas em 60 países.

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Foi o presidente do College on Marketing do Institute of Management Sciences e diretor da American Marketing Association. Presta consultoria em estratégia de marketing a muitas empresas como AT&T, General Electric, Ford, IBM, Michelin, Merck, DuPont, e o Banco de América.

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Se você tivesse a opção de comprar, pelo mesmo preço, todas as fabricas da Coca-cola ou a marca, que elegeria?

Não tenha dúvidas que a marca. E é que você não consome um produto senão a imagem que tem do mesmo. Construir uma marca não é só dar um nome a um produto, é gerar uma experiência. Isto significa ter em conta o contato que a gente tem com a marca. Trata-se de que cada uma dessas experiências seja positiva. 
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A DIFERENÇA ENTRE UM NOME E UMA MARCA: - Uma marca é um nome, mas quando a marca é poderosa faz pensar em muitas coisas mais, não só no nome. Você pode fazer a prova perguntando à gente que é o que lhe vem à mente quando a vê.

Se dizem: Só o nome, então não é uma marca forte.

Para que seja uma marca sólida têm que lhe vir muitas, mas muitas coisas à cabeça. Os exemplos podem ser variados, como as personalidades dos que fundaram a empresa, a qualidade, o serviço, os escritórios da empresa, as ações públicas realizadas, etc.

Os fundadores de Ben & Jerry doam 7% dos ganhos da venda de sorvetes para a caridade e quando compro um sorvete sei que parte de meu dinheiro vai ir para uma boa causa.
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Paul Newman tem um condimento para saladas e pipoca. Seu ganho também vai para obras de caridade. Há marcas que se têm varias palavras.
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Por exemplo, Volvo se associa com segurança e Federal Express com entrega em 24 horas. E se digo
Mc' Donald's surgem palavras como arcos dourados, Big Mac, caixinha feliz, qualidade, limpeza.

A maioria dos departamentos de marketing têm que trabalhar muitíssimo para desenvolver uma imagem sólida da marca a fim de que o cliente tenha a sensação de que se compra essa marca vai obter valor. Mas essa imagem pode ver-se afetada, por exemplo, pelo contato com um representante da companhia, que não está à altura da mesma, ou pelo packaging do produto que pode estar deslocado ou enchendo-se de pó na estante mais baixo da gôndola.

Demasiadas pessoas nas companhias passam o tempo manejando a imagem da marca sem manejar o contato e a experiência que a pessoa tem com a marca. Devem ter em conta todos os pontos de contato com a marca, não só a imagem.

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Por isso, a pergunta que tem que se fazer o pessoal de marketing é quais são os pontos de contato do cliente com a marca, que impressão recebe através da publicidade ou do packaging, etc. (matéria: O packaging vive sua etapa de ouro como ferramenta de marketing).

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