DIRIJAM-SE A Si MESMOS
.
sala
dos artigos de gerenciamento
.
O êxito na economia do conhecimento pertence aqueles que conhecem seus próprios pontos fortes, seus valores, e suas formas de render melhor.
Aqueles que tiveram mais êxito na história da humanidade, um Napoleão, um DaVinci, um Mozart sempre souberam manejar a si mesmos: sempre exerceram auto-management. Isto é o que, em grande medida, os fez tão exitosos.
No entanto, são poucos. Tanto seus talentos como seus logros devem ser considerados fora dos limites da existência humana comum e corriqueira. Mas todos, inclusive os menos dotados, devem aprender a auto-gestionar, a manejar a si mesmos, a fazer auto-management.
Devem aprender a desenvolver-se. Terão que situar-se onde possam dar sua maior contribuição. E terão que se manter com a mente alerta e ocupada durante uma vida de trabalho de 50 anos, o qual significa saber como e quando mudar seu trabalho.
.
PROF. PETER DRUCKER
.
Peter Ferdinand Drucker, nascido em 1909, na Áustria, principal pensador empresarial e da Administração. Escreveu praticamente sobre tudo que os executivos fazem, pensam e enfrentam. o professor que cunhou o termo management. O pai da gestão
trabalhou como jornalista em Londres, antes de ir para os EUA, em 1937. Escreveu o primeiro livro, Concept of the Corporation, em 1946, baseado nos seus estudos sobre a GM. Mas The Pratice of Management (1954) inventou a gestão como disciplina.
.
Drucker dividiu o trabalho dos gestores em seis tarefas: definir objetivos, organizar, motivar, comunicar, controlar, formar e motivar pessoas. Além de cunhar idéias como as da privatização e da gestão por objetivos, lançou o profético
livro The Age of Discontinuity (1969), onde anunciou a chegada dos trabalhadores do conhecimento. Nos últimos anos, tem estudado o tema da gestão de organizações não lucrativas. .
.
biblioteca exclusiva do professor
|