1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Marketing boca a boca em 5 passos

.

sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

.

O termo marketing boca a boca engloba a uma série de técnicas empregadas para captar e ativar clientes, que constitui uma nova especialidade do marketing que pode ser ativado, seguido e planejado. Inclui ao marketing viral, blogs, comunidades, programas de fidelização e outras técnicas que fazem que os clientes falem dos produtos. Em muitos casos o boca a boca não é exatamente marketing (Artigo: Testemunhos podem aumentar o número de vendas).

Muitas vezes se consegue sem ter que aplicar um plano, mas simplesmente oferecendo um serviço excelente que se ganhe o respeito dos consumidores.

Este tipo de marketing não pode basear-se no engano. O marketing clandestino ou qualquer outra prática que oculte a participação do marketeiro infringe a ética desta técnica de marketing. O plano de marketing boca a boca consiste em cinco elementos que há que saber identificar:

Evangelistas: pessoas propensas a retransmitir a mensagem boca a boca. As vezes se lhes chama influentes ou conectores, mas pode referir-se a qualquer grupo de pessoas que conta com entusiasmo e contatos necessários para disseminar a mensagem à audiência objetivo. Podem fazer parte de um programa de evangelização determinado ou podem ser bloggers que por acaso falam de um produto. As vezes se trata de novos clientes emocionados com a experiência de consumo vivida com a empresa. Em outras ocasiões, trata-se de fãs ansiosos por difundir a mensagem da empresa. O desafio neste caso consiste em saber identificar o núcleo de um grupo e dar-lhe uma mensagem que queira difundir (Artigo: Propaganda Testemunhal).
.
Tópicos: conceitos que possam transmitir-se à gente para que se fale deles. O boca a boca se centra na construção de uma mensagem que se deseje difundir. Pode tratar-se de sofisticados conceitos que construam a marca ou algo tão simples como um cupom especial de desconto ou uma idéia tangencial ou relacionada. As características da mensagem não têm grande importância, o essencial é que a idéia seja simples e transmissível. O desafio consiste em encontrar um tópico o bastante sugestivo como para que motive aos embaixadores e proporcionar as ferramentas para facilitar a conversa.
.
Ferramentas: técnicas e tecnologia que facilitam que as conversas boca a boca tenham lugar. A técnica consegue um impacto máximo quando os emissores proporcionam a infra-estrutura necessária para transmitir a mensagem. O recente desenvolvimento desta modalidade de marketing se deve em grande parte ao enorme desenvolvimento de ferramentas que apóiam a conversa boca a boca. Um desconto especial em telefonemas a famílias e amigos seria um tema do que falar, mas seu poder comercial aumenta exponencialmente quando a empresa registra um e-mail específico, que os usuários podem reenviar sem complicações. Os blogs facilitam o diálogo entre empresa e usuários ou consumidores; as comunidades on-line criam uma home e centralizam nela conversas que em outros lugares resultariam díspares. Os programas de evangelização proporcionam o apoio necessário para que os fãs sigam falando apaixonadamente. O repto: manter a conversa tomando parte nela (Artigo: A sua propaganda representa a sua empresa?).
.
Participação: participar na conversa boca a boca e envolver-se num autêntico diálogo. As pessoas que entram numa conversa alentada por uma marca, esperam que a marca também participe e responda a suas perguntas, que permita comentários de todo tipo em seu blog, que participe no fórum de discussão, que conteste ao telefone. Quando se entra em conversa cabe a possibilidade de obter mensagens positivas e negativas, de ser desprestigiado ou vangloriado. Mas admitindo o diálogo e a pluralidade de vozes, a empresa ganhará o respeito dos consumidores e suas recomendações. O desafio: seguir a conversa e integrá-la no plano de marketing.
.
Seguimento: medir a conversa on-line. Algumas ferramentas permitem compreender os percursos das conversas boca a boca e seguir o que os consumidores dizem sobre as empresas. O veloz desenvolvimento dos blogs e as comunidades on-line fez que grande parte das conversas entre consumidores se expressem por escrito, e a palavra escrita é mais fácil de medir. Deste modo se podem conhecer as impressões reais que os consumidores têm de uma marca ou empresa, obtendo uma idéia mais próxima à realidade que a que se pode obter espremendo os dados obtidos mediante grupos de discussão. O desafio: aprender a valorizar este feedback em cru, proveniente do consumidor e utilizá-lo para criar melhores empresas (Artigo: Quem são as suas testemunhas de defesa?).

Seguindo estes pontos, o marketing boca a boca se mostra bem mais simples. E é que simplesmente se trata de dar à gente dicas interessantes das que falar e facilitar que a conversa tenha lugar.

 .

.

Artigo recomendado:

.

Não permita que seus anúncios emitam cheques

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR