Lucro
é subproduto das coisas bem-feitas
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artigos de gerenciamento
- artigos
de sistemas e CRM -
artigos de representação
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Porque algumas empresas
administram tão mal os seus bancos de dados? Elas chegam ao cúmulo de
oferecer os mesmos serviços a clientes que já os utilizam, a clientes
falecidos e inclusive a clientes que não os utilizariam nem de graça. No
Brasil, estima-se que menos de 35% das empresas administrem de forma
razoável seus cadastros de clientes. Isso faz que algumas empresas sejam
muito melhores no gerenciamento de relacionamentos com clientes do que
seus concorrentes ou colocando em outros termos, assim é que algumas
empresas conseguem se manter mais ligadas a seus clientes do que os
concorrentes, a ponto de influenciar de modo significativo sua
rentabilidade! Lucro é subproduto das coisas bem-feitas - Philip Kotler
(Artigo:
O melhor cliente é aquele que já temos).
•
Se você tem um cliente
que compra de sua empresa mensalmente em torno de mil reais, se você
trabalhar por ele e sempre tratá-lo com atenção e respeito, as
probabilidades indicam que irá permanecer na sua empresa por dois
anos.
•
O quanto vale esse
cliente para você? mil reais por 12 meses por 2 anos representa um
faturamento de 24 mil reais! Então porque tratá-lo como se ele
valesse apenas mil reais?
Ante a crescente oferta,
homogeneização e comoditização de produtos, cada dia mais são as
empresas que se dão conta de que a única solução para desmarcar-se da
concorrência, reside fundamentalmente no uso das estratégias
de CRM (marketing relacional) e que todas
elas dependem da integração das informações comerciais entre o
departamento comercial e os escritórios de vendas. O marketing
relacional deve grande parte de seu êxito as novas tecnologias da
informática que facilitam uma interação massiva, personalizada e em
tempo real com o comprador de cada cliente, informação que se obtêm de
sua força de vendas
(Artigo:
está precisando aumentar
as suas vendas?).
.
Mas deve-se entender que
para chegar ao contato estratégico, depende que seu departamento
comercial tenha estabelecido uma forma de aceitar os dados colhidos no
campo, pela equipe externa de vendas. Para ter bem-sucedidos projetos de
CRM, além de se preocupar com o retorno sobre investimento da compra de
softwares sofisticadíssimos, caros e que nem quem os fez entende e nem
sabe trabalhar, além de serem extremamente caros, existem algumas coisas
simples e inteligentes não menos importantes que precisam da sua atenção
(Artigo:
De que sistema você
precisa?).
Se está precisando
melhorar seu relacionamento com os prospects e clientes e nem sabe
por onde começar, veja as perguntas e respostas a seguir:
•
Que ocorre se
minha empresa não se adapta bem ao CRM?. Com as pertinentes
adaptações, um bom CRM deve poder utilizar-se em todos os
setores..
•
O CRM, vai supor
um grande investimento? A melhor recomendação é a implantação
gradual da mão de uma empresa que também seja uma parceira de
marketing tecnológico comprometido com os objetivos da
companhia.
•
Se minhas marcas
já são líderes, preciso conhecer o cliente? Ao não existir
lideranças permanentes, há que se adaptar rapidamente às
mudanças nos hábitos de consumo e conhecer em profundidade ao
consumidor.
•
É prioritário
integrar todos os canais no CRM? A informação personalizada dos
clientes deve integrar todo tipo de canais, permitindo-nos assim
antecipar-nos às necessidades dos consumidores.
•
Uma boa
recopilação de dados já é suficiente para conhecer a meu
cliente? O objetivo é fazer dos dados recopilados informação
útil, conseguir uma boa análise nos permitirá definir aspectos
básicos de nossa gestão empresarial.
•
Se implanto o CRM,
vou vender mais automaticamente? Um sistema de CRM ajuda a
melhorar as relações com os consumidores mas também são
necessárias e importantes a criatividade das campanhas e a
gestão dos programas de marketing.
•
São suficientes as
promoções para fidelizar a meus clientes? As promoções não
contribuem altos graus de fidelização senão adesões
interessadas, portanto é importante que as empresas satisfaçam
as exigências de modo direto e assim obtenham o reconhecimento
do consumidor.
•
Minha empresa é
micro, preciso implantar um CRM? A implantação de um sistema CRM
não nasce do tamanho da empresa, senão da quantidade de clientes
aos que dedica sua atividade e de quanta importância você lhe
der aos clientes.
•
Que posso
conseguir com o CRM, além de cumprir com meus objetivos
comerciais? A integração em todas as áreas da empresa pode
beneficiar a gestão global e uma vez estabelecidas as
necessidades de nosso cliente potencial ou real, pode-se definir
uma melhor estratégia global da companhia.
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recomendado:
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