A
magia das cores e como utilizar corporativamente
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Usá-las no logotipo,
marca, papéis de escritório, embalagens ou para anunciar algum produto,
leva mensagens e informação não escrita até os sentidos de seus
clientes. A imagem visual é um dos meios publicitários mais utilizados
pelas empresas, ainda que não digam nada específico, suas marcas estão
presentes emitindo mensagens com sua identidade, personalidade, caráter,
posição, valores, atitudes, compromissos, ideais, entre outros
(Artigo:
Como atrair clientes com o uso das cores?).
Tudo isto o percebe o
mercado consumidor, e as cores são motoristas fabulosos destas
mensagens. Não esqueça que a imagem que reflita sua empresa lhe fará
identificar-se e diferenciar-se, tal como colocar-se em maior ou
menor escala na preferência dos seus clientes.
De acordo com estudos de
psicologia recopilados pelo Consultor Emilio Moran, a utilização das
cores na publicidade ou como parte da identidade corporativa de uma
empresa, constitui um dos códigos de comunicação não verbal mais
certeiros e efetivos. Não só são importantes pela aparência e
visualização que oferecem ao logotipo de sua marca ou na embalagem dos
materiais ou produtos, senão pela mensagem que transmitem a nosso
subconsciente
(Artigo:
vendendo através da cor do
produto).
Os marketeiros e
publicitários se valem desta ferramenta para provocar diversos
sentimentos: calma, poder, alegria, desejo, paixão, força,
elegância, pureza, entre outras sensações, quando direcionados aos
consumidores a respeito da marca e seus produtos.
Quando observar um
comercial em qualquer meio de comunicação, como a web, revistas,
televisão ou anúncio em outdoor, detenha-se um momento a pensar que
sensação despertaram em você as cores usadas ou a ausência delas. Para
conhecer um pouco da simbologia das cores, e que possa aplicá-las em seu
negócio, apresentamos uma breve descrição deles, suas principais
características e os usos na publicidade e os negócios:
•
Branco:
é a cor que maior
sensibilidade possui frente à luz, é a soma de todas as cores e se
utiliza na publicidade para simbolizar inocência, paz, pureza,
virgindade, limpeza e luminosidade. Geralmente a verá em comerciais
de água, produtos de limpeza e detergentes.
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•
Cinza:
encontra-se na
transição entre o alvo e o negro. Simboliza neutralidade, indecisão,
chatice, velhice e ausência de energia; também pode comunicar
sentimentos de tristeza, dúvida e melancolia, ainda que transmite
igualmente quietude. Esta é uma cor que se adapta a tudo. Quando se
usa uma cinza prateado, pode ter-se a sensação de brilhantismo,
luxo, elegância e velocidade
(Artigo:
Como as cores afetam as vendas).
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•
Amarelo:
é a cor mais
intelectual, para muitas culturas representa calor, já que se
associa com o sol, ou com o poder, pois se assemelha ao ouro. No
entanto, é a cor mais contraditória, podendo simbolizar, segundo sua
tonalidade, força, alegria, vontade, ou bem, inveja, ira, covardia,
traição e arrogância. Chama atenção e causa um forte impacto no
público, pelo que é geralmente usado nos sinais de trânsito, pois se
diz que é a primeira cor que o olho humano distingue. Pode usar-se
em artigos para pessoas que procuram o triunfo, em produtos
elaborados com milho e é muito comum encontrá-lo em vasilhames de
bronzeadores. Quando se usa o amarelo ouro, este simboliza valor, os
sentimentos mais elevados, bem como qualidades inclusive sagradas.
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•
Vermelho:
esta é a cor própria
dos anúncios publicitários, transmite energia e vigor; também é a
cor de todas as paixões, do amor ao ódio; é a cor dos reis e do
socialismo, da alegria e do perigo; era usado pelos imperadores
romanos, e pode evocar a guerra e o mau. Assim, simboliza
sensualidade, calor, agressividade, sangue, fogo, revolução, ação,
paixão, força, desconfiança, destruição, crueldade e raiva. Perfeita
para os anúncios de veículos esportivos, roupa íntima, bem como para
produtos dirigidos a clientes com uma personalidade extrovertida,
impulsiva e de temperamento forte. Coca-cola é um muito bom exemplo.
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•
Laranja:
atua como estimulante
dos tímidos e tristes. Utiliza-se para simbolizar entusiasmo,
exaltação, alarme, força ativa, energética, radiante e expressiva. É
de caráter estimulante e se relaciona com produtos comestíveis,
diz-se que se se pintam de laranja as paredes de um restaurante,
este gera fome
(Artigo:
Qual é a cor da sua
empresa?).
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•
Azul:
é a mais fria das
cores, mas também a mais atraente. É a cor do infinito, dos sonhos,
dos introvertidos, e remete também à inteligência, emoções profundas
e eternas. Simboliza a beleza, grandiosidade, sabedoria, amizade,
fidelidade, serenidade, ordem, solidão, tristeza, tranqüilidade,
verdade, dignidade e constância. Dá a sensação de placidez e acalma.
Não cansa a vista se se pintam grandes extensões de azul, ademais dá
sensação de frescor e amplitude. a cor mais utilizado pelas empresas
de tecnologia pelo que representa. É adequado para embalar alimentos
congelados, pois dá a impressão de que estão frios.
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•
Roxo:
é a cor da temperança,
a lucidez e a reflexão. Tem a ver com o emocional, o espiritual e
transmite profundidade e experiência. É utilizado para comunicar
melancolia, realeza, dor, sentimentos intensos, religiosidade,
magia, sofisticação e suntuosidade. Na publicidade, um uso criativo
está presente na conhecida vaca do chocolate Milka.
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•
Verde:
é uma cor de
equilíbrio extremo, se lhe associa com pessoas inteligentes e
sociáveis que lhes agrada a vaidade e detestam a solidão. Diz-se que
é o favorito dos psico-neuróticos porque reduz a ansiedade,
proporciona calma e tranqüilidade. Utiliza-se para representar
esperança, realidade, natureza, vegetação, saúde, razão, lógica,
umidade, frescura, crescimento e juventude. Usa-se para anunciar
artigos aparentemente ecológicos ou produtos de menta e em
refrigerantes cítricos, pois é símbolo de frescura. Exemplos: Fruki
limão (a melhor marca do mundo), Seven Up, Sprite, entre outros
(Artigo:
Com que roupa eu vou?: A cor e a venda).
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•
Negro:
transmite refinamento,
elegância e sofisticação, ainda que também representa o mau, a
morte, a escuridão, mistério, bem como poder e elegância. Muitos
artigos nesta cor são para gente exclusiva. Emprega-se para anunciar
e estimular a compra de produtos custosos e de luxo.
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•
Café:
é uma uma cor
masculina, severa e confortável que dá a impressão de gravidade e
equilíbrio. Igualmente se associa com a terra, bosques, pradarias e
o outono, e pode ser inserido num lugar acolhedor, como os
construídos com madeira. No comércio, é muito utilizado para
anunciar produtos da temporada outonal.
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•
Rosa:
é a cor da mulher,
reflete ingenuidade, bondade, ternura, bons sentimentos, amor,
afeto, nobreza e ausência de tudo mau. Está relacionado com produtos
femininos, de maternidade, bem como para os dirigidos ao segmento
infantil e pré-adolescente.
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