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Os melhores no boca a boca
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sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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Conhecidos como mavens
(indivíduos que sabem tudo sobre todas as coisas, conforme explica
Malcolm Gladwell
em seu livro "O ponto de desequilíbrio", os profissionais em vendas,
influenciadores ou pioneiros, são as pessoas que, de forma espontânea,
estabelecem as tendências culturais que definem o que é "in" (dentro),
antes mesmo que os demais se dêem conta de sua existência. Gladwell
traduziu a idéia de maneira que todos pudessem compreendê-la:
Trata-se, no fim das
contas, de pessoas que sabem o que é in e o que não é. Todos as
conhecemos, são aquelas pessoas que nos indicam um restaurante ou
que usam roupas cool (quentes, legais, boas) antes mesmo que
pensássemos em usá-las, diz
Barbara E. Kahn.
Para que o boca-a-boca
funcione de fato, é preciso que eu acredite que a pessoa com quem estou
conversando faz diferença, que ele sabe alguma coisa que eu não sei.
Caso contrário, esse indivíduo não está me oferecendo nada de novo. A
Procter & Gamble foi a primeira a utilizar essa estratégia em larga
escala ao contratar milhares de adolescentes “sabidos” para que criassem
um boca-a-boca em torno dos
novos produtos da empresa alguns bem triviais, como pasta de dentes.
Foi a P&G que começou
com isso, diz
Jerry Wind.
Eles contrataram mais de 200 mil adolescentes para que falassem dos
seus produtos. Agora estão pensando em contratar mães para fazer a
mesma coisa, porque perceberam que o "boca a boca" é realmente
eficaz.
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