Quanto
mais pratico seja, mais sorte terá!
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sala dos
artigos de liderança
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De acordo com Clay Carr em
seu livro: "101 biggest mistakes managers make, and how yo avoid them",
um líder em uma organização criativa tem cinco funções básicas:
•
Definir a missão e
alinhar a organização para ela.
•
Desenvolver e manter
um alto nível de confiança em toda a empresa.
•
Coordenar as
atividades para conseguir o cumprimento da missão.
•
Promover e verificar
que permanentemente exista um fluxo de comunicação a todos os níveis
e em todas as direções dentro da empresa.
•
Desenvolver e manter
uma organização que está aprendendo continuamente, mediante a
criação de novas práticas, processos, produtos e serviços de valor
tanto para seus clientes como para a própria empresa.
•
Tratar todos os clientes como
sendo iguais:
é importante tratar todos os clientes da mesma forma, mas respeitando as
diferenças existentes entre eles. Porque todos os clientes gostam de
pensar que o serviço é feito à sua medida, quanto mais individualizado
for o serviço, maior será a satisfação do cliente. O atendimento deve
ser personalizado, mas de acordo com as necessidades dos clientes e não
em função da sua simpatia ou poder. Nunca deverá haver exceções a este
princípio
(Artigo:
Venda consultiva: A excelência no processo
Comercial).
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•
Não educar os clientes:
quando os clientes não compreendem as condições particulares sob as
quais a sua equipa trabalha, fazem exigências desmedidas. São pedidos
que a eles lhes parecem razoáveis, mas que estão muito além da
capacidade de resposta dos seus colaboradores. Se apenas lhes disser
"não", corre o risco de pensarem que não quer dar resposta às suas
exigências. E este ciclo de pedido e rejeição torna-se tão vicioso que
prejudica a relação
(Artigo:
Para saber o que o cliente
pensa, você precisa perguntar).
Educar os clientes é
um processo que depende da construção de uma boa relação entre as
partes. Crie uma verdadeira parceria, em que as partes assumem a
responsabilidade pelo sucesso de ambas. Isso pode envolver, por
exemplo, o convite para que o cliente participe nas sessões de
planejamento do seu grupo de trabalho
(Artigo:
Que vendemos, a quem vendemos, por que
vendemos?).
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ARTIGO RECOMENDADO:
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Não há nada que mate
mais as ambições de um Vendedor
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