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Perguntar diretamente às pessoas o que pensam pode confundi-las e levá-las a tomar decisões pouco afortunadas. Pôr muitas opções a sua disposição faz que escolham menos e se lamentem das escolhas que fazem. Agrada-lhe a geléia?: poderia dar uma explicação detalhada de porque lhe agrada uma geléia mais do que outra?

Como parte de um estudo, se pediu a um grupo de pessoas que provasse cinco geléias de morango. Estas geléias se tinham selecionado de uma lista de 45 marcas analisadas pelos especialistas da revista Consumer Reports. Na prova se usaram a geléia melhor pontuada: "a número 1, 11, 24, 32 e a penúltima em valorização" (Artigo: Disparadores de compra para aumentar as vendas).

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Deixando-lhes atuar a sua vontade, os sujeitos estabeleceram preferências pelas geléias de morango que se corresponderam com as pontuações dos especialistas sensoriais, escreveram os autores do estudo, Timothy Wilson e Jonathan Schooler. Quando se pediu que pensassem porquê lhes agradavam ou desagradavam as geléias, os sujeitos expuseram razões que não se correspondiam muito bem com as valorizações dos experts (Artigo: o efeito aperitivo nos consumidores).

Basicamente, quanto mais pedissem às pessoas que explicassem suas escolhas, piores eram estas. Ao fazer-lhes pensar nas geléias, Wilson e Schooler lhes converteram em tontos da geléia, escreve Malcom Gladwell em seu excelente livro Blink.

Em outro estudo sobre geléias, a cientista Sheena Iyengar descobriu que quanto mais opções se ofereçam às pessoas, menos se elege. Para o estudo se contou com um balcão de degustação num supermercado durante dois sábados consecutivos. O primeiro dia se provaram seis geléias e ao sábado seguinte se provaram 24. Ainda que a seleção mais ampla de geléias atraiu a mais gente ao balcão, a seleção menor produziu vendas significativamente mais altas (Artigo: Como influi a percepção de preços nos clientes?).

De fato, 30% das pessoas que provaram a seleção menor compraram geléia, enquanto da seleção mais ampla só compraram 3% dos participantes.

Destes estudos se podem extrair duas lições fundamentais: Perguntando diretamente às pessoas não temos por que descobrir o que querem. Portanto, temos que observar muito. Oferecer muitas opções não é à força a proposta correta. Em estudos posteriores descobrimos que, de fato, as pessoas estão menos satisfeitas com as decisões que tomam se o conjunto de opções é grande, escreve Sheena Iyengar.

Não é só o fato de que pensar nos leva a tomar decisões que mais tarde poderemos lamentar, afirma Malcolm Gladwell. Parece também que pensar demasiado pode conduzir a tomar decisões que se poderiam qualificar objetivamente de más ou errôneas.

Escolher geléia é algo que você tende a fazer rapidamente e sem pensar demais. Fazemos isso de modo inconsciente. Este é um tipo de comportamento típico na Internet, onde as coisas se tendem a fazer muito rapidamente. Os métodos de investigação tradicionais como os focus group e as enquetes rara vez conseguem entender bem o comportamento em Internet. De fato, tendem a contribuir mais informação enganosa que exata (Artigo: Cheirinhos que nos fazem comprar).

Essa é a razão pela que disciplinas como a usabilidade são tão importantes hoje em dia. A usabilidade trata de observar o comportamento humano. Os bons gerentes em Internet tem que saber observar o modo em que seus clientes utilizam suas páginas web. Conheça a seus clientes melhor do que se conhecem eles mesmos. Não há nenhuma habilidade tão importante para um gerente web como esta.

Gerry McGovern - NEW THINKING

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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