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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Nem sempre é fácil conquistar aos clientes

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Sala dos artigos de atendimento

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O bom trato e um conhecimento em profundidade são fundamentais, mas nem sempre são suficientes para conseguir o atendimento excelente. O conhecimento do cliente é a principal vantagem competitiva de uma empresa e uma forma de diferenciar-se da concorrência. A qualidade percebida depende em grande parte do atendimento e serviço prestados ao cliente. Quando uma empresa trata mal ao cliente, não se argumenta a venda ou não cumprem com suas expectativas, gera-se uma insatisfação. Por este motivo, seguramente o cliente não voltará e possivelmente transmita essa insatisfação a seus amigos e familiares (Artigo: clientes possuídos: como lidar com eles ?).

Um cliente habitual é mais barato de satisfazer.
Um cliente habitual tolera melhor as subidas de preços.

É mais fácil manter um cliente do que conseguir um novo.
Um cliente habitual vende nossos produtos a seus amigos e conhecidos.

É mais provável do que um cliente habitual se atreva com nosso novo produto já que está habituado.

Evidentemente, não se pode satisfazer a todos os clientes, mas sempre podemos aconselhar o melhor possível. É importante "conservar a minoria positiva", "cultivar a maioria neutra" e "esquecer-se da minoria negativa". Deve-se passar do atendimento correto ao atendimento excelente. Mas que é um atendimento excelente? Se poderia definir como um equilibro entre visão, atitude e técnica. Como ponto de partida, para ter uma boa visão é importante seguir as seguintes máximas:

Só um 4% dos clientes expressa sua insatisfação.
Perguntar-se como se pode melhorar, ainda que se faça bem.

80% das melhoras as diz um cliente. É importante pesquisar, não supor, perguntar.
Perguntar-se: que se deveria conhecer do cliente para poder dar-lhe um melhor serviço?

Crer que o fazemos bem não é fiável; há que saber o que esperam os clientes, se pôr em seu lugar e poder vê-lo desde ali.

Por outro lado, o trato humano é fundamental. Neste sentido, há que se propor:

Para que serve o trato humano?

Como o cliente recebe a informação?

Mas uma boa visão e um bom trato não são suficientes para dar um atendimento excelente. A técnica há que aprende-la e há que ser consciente do que se sabe e aplicá-la porque: saber sem fazer, não é saber. Em definitivo, um cliente será embaixador de um estabelecimento se:

Se lhe faz sentir como um convidado.
se lhe saúda.
se lhe dedica tempo.
se lhe contagia.
se lhe escuta.
se lhe pergunta para conhecer-lhe.
se descobre que é o importante para ele.
se compreende que não sempre tem claro o que quer.
se respeita seu desejo, ainda que não seja sua necessidade.
se sabe mais do que ele, mas não se presume e se lhe instrui.
se tem paciência, mas sem agüentar-lhe.
se tem iniciativa, mas sem pressionar-lhe.
se compartilha a ilusão da compra.
se justifica o preço, argumentando o produto.
se é honesto, com a capacidade e os prazos.
se lhe ajuda a tomar uma decisão.
se acolhem suas queixas e reclamações com humildade, atenção e respeito.
se é seu conselheiro.
se lhe converte num bom comprador.
se faz de uma despedida um convite para retornar.

Para oferecer um bom atendimento ao cliente há que ser profissional, mas não esquecer em nenhum momento que o cliente é uma pessoa (Artigo: Não adianta lhe explicar que cavalo não tem chifre!).
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Universidade de Navarra - Espanha
Portal das empresas espanholas de serviços
http://www.navactiva.com

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NÃO PERDA VENDAS NO TELEFONE

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