5 dicas para ter sucesso
em Marketing viral
.
sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
.
O marketing viral é o
equivalente ao "boca a boca"
na vida social. Transformar o consumidor em veículo de promoção confere
um poder de difusão à mensagem com um custo mínimo… e não se precisa
mais para que as marcas se unam ao fenômeno. A primeira campanha
triunfante foi a protagonizada por
Hotmail.
Para promover seu e-mail gratuito, em 1998 ofereceram um período de
teste do mesmo a vários internautas e a opção de mandar um link via
e-mail a seus conhecidos.
Assim, convenceram a
12 milhões de usuários em um ano e meio. Da mesma maneira,
Budweiser
se serviu do marketing viral para divulgar por todo o planeta os
spots da marca Whassup, antes somente televisionados nos EUA.
Não obstante, o internauta
tem um papel tão importante que faz disso uma arte abstrata, uma ciência
inexata que tem que procurar a filosofia para criar um clima adequado e
conseguir o contágio daqueles que recebem o e-mail e que estes o
transmitam a outros de maneira voluntária. Isto é o que levou a
numerosas empresas a fracassar em suas tentativas. Com respeito a isto,
é importante não perder de vista estes 5 aspectos chaves, inerentes ao
marketing viral:
•
A mensagem é o
segredo:
esta deve acordar o
interesse do leitor e fazer que o mesmo, se contagie para fazer
partícipes dela
(entenda-se, a mensagem)
a seus amigos. Falamos de inovar, de diferenciar-se, de surpreender
mediante a criatividade, dos princípios básicos de qualquer campanha
publicitária, mas também, de provocar.
.
•
Análise exaustiva do target:
antes de
lançar uma campanha, o target deve estar perfeitamente dissecado e
analisado. Deve ter-se compreendido seu universo, seus interesses,
sua mentalidade, em definitivo, sua própria essência. Este tipo de
marketing é mais eficiente quando vai dirigido a targets por baixo
dos 50 anos e não costuma ser trans-geracional.
.
•
Apontar o alvo:
na hora de
lançar um produto mediante marketing viral, o grande problema reside
em compreender a quem se deve enviar primeiro a mensagem para
otimizar a contaminação viral. Normalmente, existem duas tendências.
Alguns o mandam à maior quantidade de e-mails possível; outros
procuram uma rede de líderes de opinião à que enviar certa mensagem.
Este tipo de redes se conseguem mediante blogs submarinos que
permitem infiltrar a mensagem em blogs temáticos, afins do target
pré-estabelecido.
.
•
Suporte adicional:
não vale com
acordar interesse, senão que este se deve capitalizar. Para isso, é
interessante trabalhar a opção de criar uma página web. Informação
complementar sobre o produto, o serviço ou a marca, obtenção de
endereços de e-mail ou amplificação do fenômeno viral mediante a
utilização de ferramentas de difusão são algumas de suas vantagens.
Ademais, a audiência do site mostra em que grau a campanha teve
sucesso ou não.
.
•
A importância do fator
sorte:
neste apartado recordamos, como mencionamos no começo, que as
campanhas de marketing viral se apóiam sobre uma base de grande
incerteza. Seu sucesso deriva principalmente de fatores indiretos e
imprevisíveis como a sorte. A tendência atual é integrar a operação
num plano de meios mais global. Por último, é essencial agradar aos
jornalistas.
|