Não se trata de fazer uma afirmação
imponente e radical, como: "os preços mais baixos em todos os produtos",
porque ninguém irá inguém acreditar no que diz a publicidade. Refiro-me
a formar uma declaração autêntica sem escapatórias e fácil de
sentir. E uma declaração forte e bem feita é suficiente para pôr uma
empresa para cima.
•
Os clientes falarão de
teu negócio quando um deles experimente algo além do que esperava e
não só ultrapassar suas expectativas ligeiramente. Tem que ir além
do que exige o dever se quer que seus clientes falem de você. Não
depende de que seus funcionários falem ou digam coisas belas, senão por
oferecer um serviço ao cliente excepcionalmente fantástico. O bom serviço ao cliente
é esporádico, inclusive nos melhores estabelecimentos
(Artigo:
Os 10 mandamentos de
como servir um cliente).
O cliente que
recebe o serviço excepcional hoje pode não estar seguro de que
seus amigos receberão o mesmo amanhã, assim inclusive o cliente
que tenha recebido o melhor serviço, não é provável que coloque
seu pescoço na linha e faça uma recomendação. Em profundidade,
os clientes sabem que o serviço vem de uma pessoa individual,
não de um estabelecimento. E inclusive as melhores pessoas têm
dias ruins...
•
As declarações
físicas, não verbais, são as mais confiáveis para fazer correr a
voz. Estas declarações podem ser arquitetônicas, cinéticas ou
generosas, mas devem ir além dos limites do normal. Se não quer ser
normal, por que faz questão de ser normal? Tenho aqui alguns
exemplos destas declarações:
•
Arquitetônico:
a loja de
instrumentos musicais que tem um piano imenso, e um toldo
pintado com teclas pretas e
brancas na entrada. O vulcão em
erupção do
Mirage
em Las Vegas. Um andar de vidro que permite que os clientes
vejam o que está acontecendo no andar embaixo deles. Lembra quando
começaram a construir áreas de recreação anexas na lojas da McDonalds? Funcionou como arte de magia por mais de
20 anos
(Artigo:
história da marca mc. donalds).
.
•
Cinético:
as trocas de
livros e comentários entre um funcionário e outro, no mercado de
Pike Place
em Seattle (EUA). O mágico brilho das facas e espátulas nas
chapas de ferro no restaurante
Benihana.
O beijo aos bacalhaus frescos recém pescados em qualquer bar em
de Terra Nova em Newfoundland. Permita que seus funcionários
ajudem a correr a voz de forma cinética.
Para ser viral e ter sucesso, não precisa de uma experiência de
serviço ao
cliente dada em privado, um a um, mas de todos os seus para
todos os clientes.
.
•
Generoso:
está disposto a
ser reconhecido como o restaurante que permite que seus
convidados selecionem sem cargo sua sobremesa de uma menu de
sobremesa cara? Pode cobrir o custo fixo deste nos preços de
teus pratinhos principais e bebidas. Farinha, manteiga e açúcar
significam recursos para a publicidade barata. É a joalheria que
está disposta a distinguir-se por substituir pilhas de relógio
sem custo, inclusive quando o cliente não comprou algo e não
comprou o relógio em sua loja? A palavra se dispersará. Analise
o custo das pilhas frente a qualquer tipo de publicidade
(Artigo:
ATÉ TERMINAR OS
ESTOQUES... Tudo a R$: 9,99).
Arquitetônico,
cinético, generoso: estes ingredientes são como a farinha, manteiga
e açúcar da palavra eficaz: colocará estes
ingredientes valiosos nas bocas de seus potenciais embaixadores?
•
Pague para viver a
experiência:
às vezes irá elevar-se,
e o custo será proporcional ao
número de clientes novos que cheguem a seu local. Em algumas outras
ocasiões requererá um investimento maior de capital para manter o
pagamento durante vários anos. O perigo maior não é gastar mais da
conta senão menos. Não gastar bastante é como comprar um bilhete que
somente leva você até a metade do caminho a Europa
(Artigo:
O dobro pela
metade do preço).
.
•
Não prometa em seus
anúncios:
ainda que seja
tentador prometer o que ajudará a provocar a palavra, estas
promessas eliminarão a possibilidade de que os clientes
favoreçam somente a teus embaixadores. Por que repetiria o que
diz de você mesmo em seus anúncios um cliente? Deve permitir que
os clientes repartam as boas notícias. Não tire a teus
embaixadores seu momento sob os refletores
(Artigo:
Não permita que seus
anúncios emitam cheques).
.
ROY H. WILLIAMS
president of wIZARD ACADEMY
.
ROY H. WILLIAMS é
autor do best seller: formula secretas do mago da publicidade e
também dos livros: the author of The Wizard of Ads, Magical Worlds
of the Wizard of Ads, Accidental Magic and Free the Beagle. aclamado
conferencista internacional e um dos mais requeridos colunistas do
portal
entreprenur usa.
Roy H. Williams gastou um quarto-século ESTUDANDO o que faz as
pessoas fazerem as coisas que fazem E PORQUE estão sendo usadas as
coisas que são aprendidas para estimular o crescimento miraculoso
para seus clientes nos pequenos negócios por mais de 25 anos.
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ARTIGO
RECOMENDADO:
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Agregar valor é
servir as pessoas e não apenas vender