Os consumidores
procuram algo especial
.
Estudos, Pesquisas e
Estatísticas
-
sala dos artigos de
marketing
.
O mercado de produtos
de luxo cresce. Os relógios, as jóias e a roupa de design exclusivos
são os símbolos de status preferidos. Vários estudos feitos na
Alemanha mostram uma tendência que começa a contagiar Europa, entre
os setores com suficiente poder aquisitivo.
TNS Infratest e
SevenOne Media pesquisaram a
atitude dos alemães ante os produtos de luxo e os resultados revelam
que 8% dos alemães está louco por este mercado. O estudo, de base
semiótica, baseia-se na suposição de que os conceitos de valor se
refletem na opinião frente a certas afirmações.
•
Uns 79% dos
pertencentes ao grupo target do mercado de luxo afirmam provar
gostosamente novos produtos (frente aos 66% da população em
geral).
•
Mais de dois
terços dos membros da elite de consumo preferem gastar a poupar
e consideram do que os artigos de marca são de melhor qualidade.
•
Quanto às ofertas
especiais, estas não se espalham tanto entre o target de luxo
(58%) como entre a população geral (74%).
•
Outra conclusão
interessante é que se fixam mais na marca que no preço (47%
frente ao 24% da população geral) e que compram com mais
espontaneidade (47% frente a 31%).
•
Ademais uns 29%
dos target do mercado de luxo vai às compras por diversão (17%
da população geral).
uns 36% da elite
do consumo permanece fiel à marca que lhe satisfaz. A população
geral se mostra menos fiel (17%).
O caro também deve ser
bom: Outro estudo, o "Top Level – Complacência no luxo", esta vez
realizado pelo
IFD - Instituto de Demoscopia de
Allensbach, compara as atitudes entre pessoas claramente orientadas
à marca e a população em geral. Frente à questão a respeito de que é
o que dá um valor especial às marcas exclusivas:
•
A maioria dos
entrevistados com orientação para as marcas afirma que se trata
da qualidade especialmente boa de seus produtos (87% frente a
73% da população geral).
•
A segunda
característica para os aficionados às marcas seria uma muito boa
elaboração dos produtos (80% frente a 66%).
As seguintes razões,
por ordem de aceitação, são:
•
a durabilidade do
produto
•
a fabricação em
materiais especiais
•
um estilo
inconfundível
•
a longa tradição
•
seu especial
atrativo ou encanto, o que seja um produto manufaturado
•
e questões mais
subjetivas como a possibilidade de satisfazer os desejos do
comprador graças ao produto e sua exclusividade e
disponibilidade limitada.