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Crianças com ânsias de consumo

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sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

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Enquanto que a falta de educação financeira entre os jovens dos EUA segue sendo um grande problema, o consumismo entre eles está começando cada vez a uma idade mais temporã, pelo que, criar-lhes o hábito da poupança é um desafio, segundo especialistas. A lista de serviços e artigos “imprescindíveis” entre as crianças e jovens é cada vez mais extensa e cara: não só comida, alojamento e educação, senão também celulares (com plano de telefonemas incluso), i-pods, videogames, pranchas de surf e um longo etc.

Os exemplos se multiplicam: desde cartões de débito como Hello Kitty, e outras formas de dinheiro de plástico dirigidas aos menores, até aparelhos como o novo celular que a Disney oferece dirigido a crianças de entre 8 e 12 anos, ou que comercializa a companhia de Illinois Firefly Mobil, que conta com mais de 100 mil usuários com idade inferior a 12 anos.

Algumas organizações de consumidores consideram este bombardeio um autêntico treinamento consumista:

7 de cada 10 menores recebem uma mesada semanal ou periódica.

Estas mesadas constituem em torno de 45% dos rendimentos das crianças e jovens.

metade da população dos eua dentre 6 e 17 anos tem seu próprio televisor em seu dormitório.

as crianças economizam em média 1/3 de seus rendimentos para comprar brinquedos e artigos de seu interesse.

26% das crianças dentre 10 e 11 anos tinham telefones celulares em 2005, percentagem similar ao que tinham os pré-adolescentes entre 12 e 14 anos em 2002.

Especialistas em finanças recomendam aos pais pôr limites e serem criativos para ensina-los a poupar. Seok Jo, planejador financeiro certificado da companhia Loring Ward Capital Management, considera que uma boa alternativa para os pais ante o afã de consumismo de seus filhos é passar-lhes a bola, obrigando-os a tomar decisões. Por exemplo, indica Jo, uma maneira de dar-lhes opções é dizer-lhes que só vão receber presentes por determinado valor em seu aniversário e que sejam eles quem decidam o que querem que lhes compre sem passar desse orçamento.

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Também, segundo os especialistas, uma boa forma de ensinar-lhes o valor do dinheiro é atribuir-lhes uma pequena quantidade e motivá-los a que poupem uma parte desta. O incentivo pode ser similar ao que utilizam as empresas com seus funcionários ao complementar sua economia, como ocorre com os planos 401 (k): por cada dólar poupado a companhia põe também certa quantidade na mesma conta.

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Outra forma é favorecer com uma contribuição complementar maior a compra de um computador ou um programa educativo que lhes ajude na escola, e não incentivar a compra de uns sapatos de marca que não precisem, comunicando-lhes que para esse tipo de luxos devem eles mesmos poupar a quantidade completa.

Dough Taylor, contador público certificado de Taylor Wealth Management, indica que é importante fazer que as crianças e jovens repensem sua decisão porque é comum que os artigos que para eles num dia são de vida ou morte, não lhes interessem em absoluto umas semanas depois.

Sarah Roberts, diretora de comunicações da organização New American Dream, indica que é necessário que os pais estabeleçam limites tanto por razões orçamentárias como educacionais. Roberts assinala que uma das melhores maneiras é pregar com o exemplo, de forma que as crianças não cresçam numa família obcecada com a moda, as marcas e o consumo excessivo ou conspícuo.

Um bom exercício financeiro que se pode inculcar aos filhos desde os 6 ou 7 anos de idade é traduzir o dinheiro em tempo, verificando quantas semanas ou meses levam poupar para o que tanto querem. Outros exercícios vão mais além. Adela Ríos, conselheira financeira de Merrill Lynch, propõe que desde essa idade os pais podem começar a comprar para seus filhos uma ou duas ações de uma companhia que lhes resulte familiar.

Esses investimentos mínimos são um excelente meio de fazer que as crianças sigam as altas e baixas da Bolsa e entendam conceitos básicos de finanças, explica Ríos. Inclusive, os pais que não estejam familiarizados com o Mercado de Valores não devem perder a oportunidade de abrir contas de poupança, de investimentos e, se podem, planos de poupança para a universidade; também devem deixar que os pequenos supervisionem sua gestão e aprendam conceitos básicos como os juros.
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Yolanda Areais

consultora e repórter

About.com e Nova York

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