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Como tratar com um comprador potencial desconfiado

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sala dos artigos de compradores

Se já é difícil vender a um cliente potencial que nunca antes ouviu falar da companhia, imaginem então como é vender a um comprador potencial que fica vermelho de ira mal se menciona o produto?

Gregory Sirianni, vice-presidente adjunto de capacitação e contratação de Yellow Book USA, diz que os 3 mil representantes de vendas da companhia, com freqüência se cruzam com este problema e pelo geral não é culpa deles. Devido ao desempenho (mau desempenho) da concorrência, o pessoal de vendas de Yellow Book com freqüência se encontra com clientes furiosos, verdadeiramente queimados por causa da concorrência. Neste caso, diz Sirianni, há 2 regras de ouro:

não agredir nem desacreditar à concorrência.
não tratar de converter imediatamente a um potencial comprador hostil em cliente.

Os representantes de vendas de Yellow Book adotam uma postura mais ética, porque fazer lenha da árvore caída não é algo que possa ganhar a simpatia dos clientes. Não vamos nos unir a quem os desacredita e ajudar a linchá-los, diz Sirianni. Quando você começa a atacar, perde credibilidade, afirma. Em vez disso, o pessoal de vendas de Yellow Book se concentra em escutar as queixas dos potenciais compradores. Tudo aponta a reduzir a hostilidade, diz Sirianni. Isto se consegue, escutando (Artigo: ANOS PARA CONQUISTAR E SEGUNDOS PARA PERDER).

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Escutar o que é que enfureceu ao potencial comprador no passado, também oferece valiosa informação para os profissionais em vendas, porque assim podem saber exatamente como não se comportar com um cliente. Você sabe o que é importante e quais são os pontos incandescentes. Escutar não somente ajuda a aliviar a tensão, é também um passo importante no longo caminho de converter o comprador enojado em um cliente feliz.

O pior que pode fazer um vendedor é ir demasiado rápido. Não se pode partir de compradores potenciais hostis e convertê-los em clientes satisfeitos num abrir e fechar de olhos, explica. Se trata de pressioná-los muito e rápido demais, terá uma reação adversa.

Você passa a ser alguém similar à concorrência, somente lhe preocupam seus próprios interesses. Em vez disso, há que se concentrar em gerar uma relação duradoura com os potenciais compradores. Depois que o pessoal de vendas escuta as reclamações dos clientes, Sirianni sugere reformular os problemas para conseguir clareza e depois criar uma empatia com os clientes demonstrando-lhes que compreendem seus sentimentos (Artigo: Um mau dia? Não! Falta de comunicação...).

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Estes três passos começarão a desarticular a frustração do potencial comprador e o levarão a uma posição mais neutra, uma que lhes permita escutar as mensagens que você transmite. Sirianni faz uma advertência: fechar tratos com clientes que aparentemente desejam comprar levados pela frustração com a concorrência não é o ideal. Você não vai converter a hostilidade rapidamente em satisfação, diz. Se o faz, trata-se de uma venda muito frágil. Para criar valor tem que minorizar o ritmo da proposta de venda (Artigo: Como deve ser uma apresentação comercial?).

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PROF. Gerhard Gschwandtner

publisher - Selling Power magazine

Soluções de sucesso da gerência e vendas

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