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Inste o vendedor a
conversar com colegas:
compartilhar
sentimentos e descarregar frustrações ajudará a que o profissional
volte à ação mais rapidamente do que se reprime a dor. O vendedor
poderá ver as coisas em perspectiva, se falar com outros colegas de
vendas que tenham vivenciado situações similares. Não há nada melhor
do que as adversidades. Cada derrota, cada mágoa, cada perda, contém
sua própria semente, sua própria lição de como melhorar seu
desempenho na próxima vez
(artigo:
O fracasso é um estado mental).
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Dê um respiro ao vendedor:
depois
de uma perda importante, a maioria de nós pensa que o melhor é
redobrar esforços e enterrar a depressão em mais trabalho. Mas com
freqüência estamos tão cansados, deprimidos e cheios de pena por nós
mesmos que é extremamente difícil voltar ao ritmo normal e com isso
a companhia perde 3 a 4% do seu faturamento, até que esse
profissional se reintegre ao ritmo normal e com isso produza
novamente esse faturamento. Sem importar com quanta tenacidade o
tentemos, estas mensagens negativas se enviam subconscientemente aos
clientes
(artigo:
Decifrando a
psicologia dos vendedores).
Por isso, para
realmente recarregar-se, o vendedor que perdeu um grande
negócio, precisa que lhe ofereçam um respiro, quem sabe o
incentivem a passar um fim de semana descansando, com as
despesas custeadas pela empresa.
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faça-o visitar seus melhores
clientes:
depois de uma perda
dura, é difícil lembrar o sabor e a sensação de ganhar, uam forma de
ele entender seu valor, é você como líder, de forma sutil, peça ao
vendedor visitar alguns clientes que representem e tenham peso no
faturamento da região dele. Desses que compram reiteradamente ao
vendedor, que se levam bem com ele e que apreciam o que a companhia
fez por eles. Visitar a estes clientes reafirmará a mentalidade
exitosa do vendedor, enquanto se consolida a relação com estes
clientes
(artigo:
por que não cumpri a
quota este mês...).
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Mantenha as coisas em
perspectiva:
um negócio perdido não
é a guerra nuclear. Existem possibilidades de que afete a algumas
pessoas. Lembro numa oportunidade ter voado de Nova York à
Califórnia depois de ter-me inteirado de que tinha perdido um
negócio gigante para a concorrência. Passei a metade do vôo olhando
para fora da janela consumido por pensamentos destrutivos. Então me
dei conta que a nenhuma das pessoas de todas as cidades que tinha
sobrevoado lhe importava minha perda. Dar-me conta disso ajudou a
colocar-me em perspectiva e voltar a um estado de ânimo ganhador.
Como escreveu a poeta e escritora Cleide Regina Scarmellot: já não
choro mais minhas perdas,agradeço a experiência
(artigo:
O grande DILEMA: SER
OU NÃO SER vendedor...).
Lembre sempre que
as vendas só se ganham,quando você conhece o gosto da derrota!