A ferramenta favorita do Marketing
.
sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
.
O marketing móvel segue
crescendo, e não resta dúvida de que seguirá fazendo parte das
estratégias de marketing das empresas nos anos vindouros. Uma campanha
de marketing direto através de SMS consegue que 85% dos receptores
recorde a marca. Ademais, a economia está garantida, uns 44% com relação
aos meios tradicionais. Joseph Luís Cano, professor de Sistemas de
Informação em ESADE Business School e consultor de empresas, analisou a
situação atual do marketing móvel.
.
Uma das primeiras ações de marketing móvel foi realizada por Coca-cola.
Através do celular enviava informação aos consumidores sobre os
resultados das provas dos Jogos Olímpicos de 2000, informação
patrocinada pela marca. No verão passado, o grupo britânico Coldplay fez
uso desta estratégia para promover seu último álbum. Habilitaram-se
pontos de acesso Bluetooth nas seis principais estações de trens em
Londres para que se pudesse baixar música e vídeos do grupo. Depois,
através de uma mensagem, eram convidados a visitar sua web oficial. Em
duas semanas 13.000 celulares descarregaram material.
.
General Motors (GM) utilizou o celular para promover o Pontiac G6. A
campanha convidava a enviar fotografias dos celulares para entrar no
sorteio de um milhão de dólares. Em duas semanas receberam 18.500
fotografias, a maioria de jovens com menos de 25 anos, seu público alvo.
Essa é uma das grandes vantagens do marketing móvel que se dirige aos
usuários que interessa às empresas e não a todo mundo. Ainda que deve se
ter precaução em seu uso, já que a pessoa pode considerá-lo intrusivo.
.
Por isso, é provável que o segredo esteja em realizar ações de tipo pull,
nas quais é o consumidor quem inicia a ação para depois passar a ações
de tipo push. Claro que ao optar por um canal tão personalizado, o nível
de exigência é muito maior. As empresas devem ser capazes de integrar as
ações do marketing móvel com o resto. As empresas se acham ante um novo
desafio, já que o marketing móvel estará muito presente nas novas
estratégias de marketing, segundo o professor Cano. E assim o confirmam
as estatísticas.
|