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Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

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Algumas técnicas de respostas a objeções

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sala dos artigos de objeções  -  sala dos artigos de vendas

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As objeções podem ser dificuldades que põe o possível cliente para não comprar, mas geralmente são dúvidas ou inquietudes que deseja resolver para comprar com tranqüilidade. Do ponto de vista comercial são sinais, como um semáforo, que nos informam de seu estado de ânimo e de suas verdadeiras intenções de comprar. Para os profissionais de vendas são uma excelente oportunidade de decidir o melhor fechamento de vendas, ou a melhor combinação de vários fechamentos. Vejamos as melhores técnicas:

TÉCNICA DO BUDISTA: dizem que os budistas sempre respondem uma pergunta com outra pergunta. Ou seja que a objeção tome a forma de uma pergunta ou de uma afirmação, quase sempre é possível responde-la com uma pergunta, como por exemplo:

Exatamente, por que me pergunta?
Pode ser, você acredita também?
Por que o diz?
Por que...?

Esta última, simples e mágica pergunta, devolve a objeção ao comprador e o obriga a dar alguma explicação ou justificativa. Faz desaparecer as objeções falsas e aparecem as verdadeiras razões ou motivações ocultas. Use-a com toda confiança. Está vigente e funciona muito bem (Artigo: O fracasso é um evento, não uma pessoa).

TÉCNICA DO DIPLOMATA: o diplomatas nunca contradizem. Sempre falam "sim", mas à sua maneira, que bem claramente pode significar não...

Sim, porém...
Aparentemente é assim, mas...
A impressão geral é essa, porém...

Seu segredo é usar a palavra "mas ou porém". Palavras mágicas, conhecidas entre os experts em comunicação como o "não carinhoso". Depois de um "mas ou porém" bem colocado é possível dizer tudo o contrário, sem ofender e sem discutir.

TÉCNICA DO POLÍTICO: os Políticos têm a habilidade de responder qualquer coisa. Quando um jornalista lhes pergunta algo comprometedor dizem:

Alegra-me que me pergunte isso, porque...

E depois do porquê... Dizem o que lhes vem à cabeça. Às vezes alguns usam uma frase de justificativa para falar de outra coisa: "isso me lembra". Um bom profissional em vendas pode utilizar esta técnica para colar um bom argumento de vendas como resposta a qualquer objeção (Artigo: O SIGNIFICADO DO NÃO EM VENDAS, É RELATIVO!).

TÉCNICA DO SERVIDOR PÚBLICO: é bem sabido que os servidores públicos são profissionais da arte de não fazer nada fora das regras burocráticas, exceto perpetuar a burocracia. Um dos melhores métodos, isto é:

Tomarei nota de sua pergunta e, se me permite, lhe responderei amanhã por telefone.

A diferença com um servidor público é que o profissional de vendas toma nota e algumas horas depois liga a seu cliente por telefone e lhe dá uma boa, sã e direta resposta (ARTIGO: Como atender os clientes com qualidade).

TÉCNICA DO PROFESSOR: os professores também costumam ser servidores públicos, talvez mal pagos, mas com mais educação, assim é que quando não sabem o que responder, dizem: esse tema o trataremos na próxima aula. Um profissional de vendas pode responder uma objeção dizendo quase o mesmo:

Permita-me que lhe responda mais adiante. Primeiro termino de explicar isto e...

TÉCNICA DO AUSTRALIANO: esta é uma técnica mista, que serve como fechamento de vendas. Também se conhece como "Técnica do Boomerang", que se trata de devolver a objeção como um argumento de fechamento de vendas, tal como explicamos na "Técnica do Budista". Trata-se de considerar a objeção como o único impedimento que existe para assinar o pedido e fazer uma espécie de trato ou pacto entre cavaleiros. Vejamos um exemplo:

Objeção: um estudo estratégico não me dirá a situação econômico financeira.
Resposta: se posso incluir uma análise econômica e financeira no estudo, concordaria em assinar o contrato com nós?

Requer uma grande habilidade e agilidade mental de parte do vendedor para ver a oportunidade de fechar uma venda onde outra pessoa veria uma pegadinha (Artigo: Qual o segredo para se tornar irresistível para o cliente?).

TÉCNICA do detetive: os famosos detetives sempre parecem que vão embora derrotados, se despedem, mas antes de sair se viram e:

Desculpe, ia me esquecendo, seguramente na terça ou quarta feira teremos as ofertas especiais do fechamento trimiestral...

Com esta pergunta consegue que o comprador baixe a guarda, e queira se abrir para uma nova etapa de convencimento. Esta técnica se aplica com sucesso quando nos interpõem uma dura negativa ou uma forte objeção para nos correr, como por exemplo: obrigado mas não estou precisando ou o seu preço é alto demais. Ante uma resposta dessas, como quem não quer a última porção do delicioso bolo, você deixa aberta a possibilidade para o cliente poder ter as melhores ofertas, bastando para isso dizer apenas: "me interessa, pode me avisar sim"...

técnica do analista: reformular é repetir a frase que o outro disse. Um recente estudo revelou que quando os garçons repetem o pedido ao cliente, em vez de dizer, correto ou imediatamente, a gorjeta se incrementa em quase 70%. Aos clientes lhes agrada saber que o garçom entendeu o pedido. Quando negociemos, devemos imitar o comportamento da outra parte. Um recente estudo revelou que, quando imitamos à outra parte, aumentamos em 67% as possibilidades de fechar o negócio (Artigo: A linguagem corporal nas vendas).

Se compreendi bem, você disse ... (e se repete a frase que a outra pessoa disse).

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Prof. Máximo Kinast

biblioteca exclusiva do professor

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Outros Excelentes artigos traduzidos e editados pelo jornal SDR do prof. máximo Kinast:

Nossas Linguagens Paralelas

são rentáveis meus vendedores?

Análise e fórmula do ponto de equilíbrio

algumas Técnicas de Respostas a Objeções

O USO DAS PERGUNTAS NA COMUNICAÇÃO COMERCIAL

Uma guerra de preços acaba com muitas cruzes!

é curva de ANALISES ABC ou curva de ANALISES DE Pareto?

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