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Mas como é possível?:
a proposta se
justifica em que os seres humanos só podem focalizar-se numa
limitada quantidade de informação. Por isso, a pesquisa publicada na
revista
Science, sugere que o cérebro
consciente deveria utilizar-se só para tomar decisões simples como
comprar toalhas ou xampu. É melhor tomar uma decisão com pensamento
consciente no caso de opções simples, mas deixar que atue o
pensamento inconsciente quando a decisão é complexa, afirma Ad
Dijksterhuis, chefe da pesquisa
(Artigo:
quanto mais caro,
melhor...).
.
A equipe de psicólogos
holandeses estudou o comportamento em dois grupos de pessoas. A
idéia era verificar como funciona o princípio de tomar uma decisão
sem atendimento. Um grupo teve quatro minutos para escolher um carro
a partir de uma lista com diferentes atributos, incluindo o consumo
de combustível e o espaço para as pernas. O outro grupo esteve
ocupado resolvendo quebra-cabeças para manter sua consciência
ocupada antes de tomar a decisão:
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55% do grupo consciente selecionou o melhor carro baseando-se em
quatro aspectos, enquanto só 40% do grupo inconsciente elegeu a
opção de carro correta.
•
No entanto, quando o experimento foi levado a um nível mais
complexo, utilizando 12 características do carro a percentagem
de sucesso do grupo consciente caiu a 23%, enquanto 60% do grupo
que tomou uma decisão inconsciente acertou.
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Satisfação:
a pesquisa sustenta
que o cérebro consciente serve para tomar pequenas decisões. Um
segundo estudo esteve baseado num grupo de consumidores e seu nível
de satisfação ao comprar produtos como acessórios para a cozinha e
vestimenta. Também foram interrogados sobre suas opções de compra de
produtos mais complexos como móveis. A pesquisa mostrou que os
clientes que tomaram decisões conscientes se mostraram mais
satisfeitos depois de comprar produtos simples e menos conformes no
caso de produtos de maior envergadura
(Artigo:
de clientes a
compradores compulsivos).
É melhor tomar uma
decisão com pensamento consciente no caso de opções simples, mas
deixar que atue o pensamento inconsciente quando a decisão é
complexa.
.
artigo recomendado:
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Qual o segredo para se
tornar irresistível para o cliente?