UM NOVO
ESTILO DE VIDA COM ORGÂNICOS
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Com o crescimento do
setor, os varejistas que comercializam estes produtos se converteram num
mercado competitivo que se destaca por promover um novo modo de viver e
até construir novas comunidades. A rede
Wild Oats, por exemplo, fundada em
1987, foi iniciada dizem em sua página web, com a visão de melhorar a
vida dos clientes com produtos e educação que apóie a saúde e o
bem-estar.
O sucesso neste
negócio está em manter-se fiéis à mensagem e missão, mas ademais em
saber formar uma comunidade que atraia novos clientes, elabora Laura
Coblentz, vice-presidenta de marketing da rede. Estilo de vida
abarca tudo: comida, informação, vitaminas e suplementos, receitas,
livros, cuidado do corpo. Em Oats incluímos tudo isso.
Mesmo que o fenômeno não é
novo, agora sim se adverte que nos EUA a pessoa cuida sua saúde vigiando
o que come. Este processo favorece as variedades orgânicas ou naturais
dos alimentos de uso cotidiano. Algumas das marcas orgânicas e naturais
de maior sucesso nasceram de uma necessidade que foi crescendo
paulatinamente e faz muito tempo.
As comidas preparadas
para bebês e crianças pequenas da marca
Earth’s Best
nasceram em 1985, quando um casal de agricultores orgânicos advertiu
que não encontravam no mercado nenhum alimento preparado sem
conservantes para dar a seus filhos. Assim nasceu a marca e para
1995 Earth’s Best já oferecia 50 produtos diferentes.
Depois de um breve período
em que foi adquirida por Heinz, no ano 2000 passou às mãos do grande
conglomerado novayorkino chamado
Hain Celestial Group. Um pouco mais
tarde, na zona de Boston, Steve Gelerman também se inspirou nas
necessidades de seus filhos para encher um vazio mercado. Sob a marca
Ian's Natural Foods apareceu uma nova
geração de comidas prontas e congeladas para crianças, totalmente
naturais.
Como fica claro que
cada vez são mais os estadunidenses que não só decidiram levar uma
vida mais saudável, senão também criar uma geração comprometida com
a saúde e o bem-estar, os alimentos orgânicos e naturais estão
povoando com uma interessante combinação de entrepreneurs, marcas
históricas que se reinventam e marcas novas que se fazem um
lugarzinho dentro do segmento. E para todos eles, o comum
denominador que decide o sucesso é uma fórmula ganhadora de
confiança e sabor.
Estes alimentos custam um
pouco mais, por isso seus fabricantes advertem a importância de explicar
os benefícios com a maior clareza. Não atinge neste caso em promover os
produtos; é necessário promover um novo estilo de vida, com um conteúdo
que eduque aos consumidores para convertê-los em seguidores, diz Kim
Bremer, gerente de categoria de Earth’s Best.
Com o crescimento do
setor, os varejistas que comercializam estes produtos se converteram
num mercado competitivo que se destaca por promover um novo modo de
viver e até criar novas comunidades, isolando-se da concorrência das
grandes redes de supermercados por terem inovado nos produtos de
consumo.
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