Se você está lendo
este artigo em seu escritório, faça uma pausa e olhe a seu redor.
Que vê? Sua escrivaninha, está repleta de coisas ou desarrumada? Sua
parede, está cheia ou vazia? Se está cheia, que tem pendurado? fotos
familiares, diplomas de cursos ou as duas coisas? E o mais
importante: que acha que estas coisas dizem sobre você?
•
Desfaça-se da
decoração sobrecarregada:
o aspecto da decoração
merece especial atenção. Uma foto familiar ou duas, colocadas
criteriosamente, podem comunicar de forma sutil que você é uma
pessoa de família. Fotos demais transmitirão certa obsessão e podem
comunicar que você não se concentra no trabalho.
Assim mesmo, os bonecos de pelúcia, um excesso de plantas ou um
protetor de tela demasiado atraente podem tirar-lhe profissionalismo
(Artigo:
QUANTO VALE SEU
NEGÓCIO).
Não é que se
expressar seja ruim, mas na área reduzida de seu espaço de
trabalho, cada detalhe se torna mais perceptível, e consegue
maior significado como símbolo de quem você é.
•
Incorpore algo que possa
iniciar uma conversa:
assegure-se que tenha
ao menos um artigo em seu escritório desenhado para atuar como
iniciador de conversas. Uma foto sua no cume das dunas numa das
paradisíacas praias de natal, transmite que você é uma pessoa de
grandes aventuras e atrairá a atenção de alguém que passa. Um livro
conhecido, bem localizado, também pode gerar uma conversa. Não pense
somente no que os objetos eleitos transmitem de sua pessoa, senão,
no que outras pessoas possam dizer deles
(Artigo:
Melhorando a
experiência no atendimento a clientes).
.
•
Reduza o papel:
as pilhas
desordenadas de papéis enviam a mensagem não desejada. Primeiro,
essas pilhas são como um ruído de fundo que o distrai a você e aos
demais. Segundo, são uma barreira física entre você e qualquer
visita em seu escritório
(Artigo:
FOI UM PRAZER lhe
atender!).
.
•
Pense nisto:
quando você está de um
lado da escrivaninha e sua visita do outro, as pilhas de papel são
um obstáculo, sem importar a suposta probabilidade com que as
empilhou. A sua escrivaninha não precisa ser imaculada, senão que
deve manter à vista um ou dois projetos ao mesmo tempo para eliminar
a desordem e demonstrar que você é organizado
(Artigo:
Vender é como namorar).
Os projetos em
curso, nos quais você não esteja trabalhando no momento, devem
organizar-se em arquivos, numa estante próxima de sua
escrivaninha. Gire as caixas para que o lado desordenado fique
para adentro e o efeito será como olhar uma fila de livros.
Dessa maneira, os papéis não ficam tão evidentes mas são
facilmente acessíveis
(Artigo:
Como pilota seu
escritório?).
Uma vez que
tenha feito as mudanças necessárias, saia de seu escritório
durante alguns minutos e depois ingresse novamente... Que
comunica o novo espaço? Se vê ordenado e organizado?
Realmente transmite profissionalismo? Há algum artigo bem
localizado que incite a perguntas e à conversa? Estas não
são perguntas triviais: Prestar atenção a seu espaço de
trabalho é uma forma simples de fazer-se uma excelente
publicidade.
Karen Otazo
autora do Livro:
The Truth About Managing Your Career
Artigo traduzido e
publicado pelo Jornal SDR
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artigo
recomendado:
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Com que roupa eu vou?: A cor e a venda