Customer
made: co-criação entre empresa e clientes
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sala das idéias de
marketing -
sala dos artigos de
marketing
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Desenhar aproveitando
idéias do público é uma nova tendência que a publicação especializada
Trendwatching chamou customer-made. A
tendência marca uma ruptura violenta com o modelo anterior de criação,
de dentro da empresa, para fora. A tendência se afiança nem tanto porque
tudo tenha que ser, ou vai ser, co-criado no futuro, senão porque
aproveitar as experiências, habilidades e talento de centenas de milhões
de consumidores em todo mundo é um enfoque totalmente diferente daquele
processo introspectivo, onde as inovações das empresas produtoras se
impunha ao público consumidor em todos os cantos do planeta
(Artigo:
Não confunda a verdade,
com a opinião da maioria).
Mas as tendências não
são nunca fenômenos repentinos senão processos que evoluem ao longo
do tempo. Algumas merecem ser vigiadas durante anos, especialmente
se representam uma nova definição do que constitui valor para os
consumidores.
Segundo Trendwching, a
tendência "customer made", ou seja criar em colaboração com os clientes,
é uma das mais interessantes para seguir. Os especialistas definem o
conceito feito pelo cliente dizendo que é o fenômeno pelo qual as
empresas criam bens, serviços e experiências em íntima cooperação com
consumidores criativos, aproveitando seu capital intelectual, e
dando-lhes em troca, uma intervenção direta no que se produz, fabrica,
desenvolve, desenha, processa, ou se dá em serviço. Dão, também, várias
razões pelas quais a ambas partes poderia interessar-lhes a co-criação:
•
Em primeiro lugar,
dizem, há uma questão de status, à pessoa agrada que a vejam,
encanta mostrar suas habilidades ou idéias criativas.
•
Além do mais, porque
algo em que teve participação ativa (e pelo qual se premia) deveria
garantir produtos, serviços e experiências feitas à medida de suas
necessidades.
•
Obter uma recompensa
ou inclusive um ganho por ajudar a uma companhia a desenvolver a
futura grande novidade é uma tentação irresistível.
Mas isso não é tudo,
pareceria que, curiosamente, esta nova modalidade estaria convertendo-se
num grande veículo para dar emprego, pois ajuda às empresas a recrutar
um desenhista original ou um brilhante estrategista. Por último, estão o
prazer e a satisfação que se derivam de fazer e criar, especialmente se
você participa na co-criação com marcas que se admira e respeita
(Artigo:
conjoint analysis -
análise conjunta).
•
O que a tendência não é:
não é
receber contribuições sem responde-los. Não é faça-o-você-mesmo. Não
é customização, nem seguisse personalização, porque todas essas
ações têm lugar depois de que as empresas decidiram quais são as
características básicas, que produtos, serviços e experiências
querem entregar aos consumidores
(Artigo:
Crowdsourcing:
rompendo os dogmas da inovação corporativa).
.
•
Desenvolvimento do produto:
a forma
mais fácil em que as marcas podem entrar ao customer made e
aproveitar o cérebro da humanidade é anunciando concursos para o
desenvolvimento de um produto ou serviço, abertos aos consumidores
de todo o mundo. As últimas já realizadas vão além da debulhada
fórmula: envie-nos uma idéia, ganhe um prêmio e não espere que
realmente façamos algo com ela.
.
•
O Concept Lounge de Nokia:
convidava a desenhistas no Benelux a compartilhar idéias e desenho
para um novo telefone elegante e original que a companhia queria
apresentar. Chegaram-lhe propostas de todo o globo, e o ganhador foi
um desenhista turco, Tamer Nakisci. Seu telefone, o
Nokia 888, tem a forma de uma pulseira
metálica que se usa ao redor do pulso como se fosse uma pulseira
(Artigo:
corram, não alcança
para todos!).
.
•
a cafeteira Nespresso
InCar e chipcard:
e o que serviu para um telefone, serviu também para o café. A
concorrência de desenho 2005 para
Nespresso
tinha como objetivo imaginar o futuro dos rituais do café e gerou
como resultado originalidades como a cafeteira Nespresso InCar (para
fazer e tomar café enquanto se viaja de carro) e Nespresso Chipcard,
um cartão que guarda as preferências dos indivíduos que ser
registram e, quando as inserem numa máquina expendedora, se comunica
com uma base de dados central para preparar uma xícara de café
personalizado
(Artigo:
PRODUZINDO O QUE OS
CLIENTES DESEJAM - CASO ECOSPORT).
artigo
recomendado:
.
Co-Branding:
quando dois é melhor que um
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