•
Escritórios e empresas:
a
preocupação pelo desempenho humano é cada vez maior, por isso é
essencial desenvolver locais de trabalho agradáveis e que convidem à
produtividade. Isto se complementaria com aromas que ademais
aumentem o nível de atenção. Essências sugeridas: menta e a erva
doce demonstraram em vários estudos que podem ajudar a que sejamos
capazes de trabalhar com mais vontade.
.
•
Lojas de self service
(auto-serviço):
usar aromas referentes
aos produtos que a rede oferece incitariam à compra; assim mesmo,
por estar aromatizada, a loja se diferenciaria da concorrência e o
cliente alongaria sua permanência. Essências sugeridas: no
departamento de pescados e mariscos: pepino, alface ou outros, para
minimizar a intensidade dos frutos do mar; em padaria, aroma de
brownie de chocolate, de maçã com canela, de café, entre outros; em
frutas e verduras, de kiwi, maçã, pêssego, melancia, ou frutas em
geral, por exemplo
(Artigo:
vendendo através da
cor do produto).
.
•
Escolas:
as salas de aula ou
auditórios podem ser preparados para aumentar o nível de
concentração dos assistentes. Assim também, pode-se reduzir neles a
sensação de estar em lugares fechados, usando aromas frescos ou da
natureza. Aromas sugeridos: como o pepino e a maçã ajudam a reduzir
o temor em geral, e a claustrofobia em particular.
.
•
Agências de publicidade:
neste
nicho procuram freqüentemente ferramentas inovadoras que exponham
mais e melhor as marcas de seus clientes. Por isso, eventos
multi-sensoriais são desenvolvidos para que o consumidor memorize
uma marca, estratégia que pode ter bons resultados se chegar ao
olfato. Aromas sugeridos: essências que correspondam ao conceito do
produto ou serviço do cliente, por exemplo, o alecrim aumenta a
sensação de energia e combate a depressão, a menta é um estimulante
mental
(Artigo:
Propaganda Testemunhal).
.
•
Bares e centros noturnos:
imagine
um bar com decoração tropical, onde as plantas, as cores e os
objetos são escolhidos cuidadosamente para re-criar um ambiente
natural. Pois bem, agora pensa nesse local com um aroma que te
transporte verdadeiramente a essa experiência, não seria agradável?
Aromas sugeridos: dependendo o conceito do bar, podem usar essências
de feng shui, tropicais (coco); frescos (pepino).
.
•
FINANCEIRAS, Bancos:
estes
estabelecimentos se associam ao estresse devido às horas perdidas
numa fila de espera. Isto pode ser minimizado com um aroma que
aumente o bom humor, convertendo a espera num momento mais
agradável. Essências: aromas relaxantes como ylang ylang, lavanda,
cítricos, e outros. Ou, aromas ozônicos que dêem a impressão de
estar ao ar livre como em bosques, praia, aromas marinhos, entre
outros.
.
•
Eventos em geral:
transporte-se
ao lançamento de um produto, o qual pode ser reforçado com um aroma
que contribua a conseguir uma maior retenção deste na mente dos
consumidores ou, inclusive, um aroma que vá de acordo com o tema de
uma exposição para impactar aos assistentes. Aroma sugerido: variará
segundo o tema do evento.
.
•
Lanchonetes, cafeterias e
restaurantes:
este tipo de
estabelecimento atraem clientes utilizando gostosos aromas de café,
chocolate, baunilha, etc., os quais estimulam o apetite
(Artigo:
Churrasco ou salada?: uma viagem na mente dos
clientes).
.
•
consultórios, clínicas e
hospitais:
este setor adotou esta
estratégia com a finalidade de eliminar o conhecido cheiro a
hospital e diminuir a tensão das pessoas que aguardam notícias ou
tratamentos, aplicando aromas relaxantes, equilibrantes e
harmonizastes. E para o setor infantil, aplicam-se aromas que
minimizem o medo e a tensão, por exemplo no dentista. Aromas: maçã,
lavanda, cardamomo, tangerina, ylang-ylang, laranja, entre outros.
.
•
pousadas e Hotéis:
este é um dos
nichos que mais se preocuparam pelo conforto de seus clientes,
tentando-lhes uma melhor estadia, ao propiciar-lhes sensações de
tranqüilidade e inclusive incitando-os a conciliar o sono. Aromas
sugeridos: variará segundo o design da pousada ou hotel, bem como ao
evento que estejam preparando
.
•
Museus e galerias:
geralmente
estes lugares requerem um ambiente calmo, propício à concentração e
pode-se construir este ambiente utilizando a aroma terapia; outra
estratégia é aplicar uma fragrância conforme um determinado evento
ou exposição. Aromas sugeridos: lavanda, alecrim, menta, tangerina,
eucalipto, entre outros.
.
•
salões,
estéticas, spa's, salas de personal trainers:
neste tipo de lugares
para o culto do corpo e cuidado pessoal, existe um mito de ser
tratada(o) como rainha ou rei por um dia, o qual se pode conseguir
usando aromas glamorosos, aromas terapêuticos, etc. Imagine-se numa
cama de bronzeamento recebendo uma massagem e respirando um
relaxante aroma ozônico que ativa a sensação de estar na praia.
Essências sugeridas: junípero, bambu, eucalipto, tangerina, laranja,
etc.
.
•
lojas de Aeroportos:
aromas de
flores e plantas podem ajudar a diminuir a tensão em lugares
aglomerados e, inclusive, acalmar o estresse provocado pela demora
de um vôo. Aromas sugeridos: flores e plantas
(Artigo:
Branding emocional: O
VALOR DE UM CACHORRO QUENTE).
.
•
oficinas e Concessionárias:
também
nos carros e motos é muito utilizado aromatizar o ambiente a base de
aromas de polímeros. Sem dúvida que racionalmente entendemos que
todas as peças não podem cheirar a "carro novo", ou seja que o carro
foi perfumado com "perfume de Zero km". O mesmo cheiro é utilizado
em algumas oficinas e concessionárias para deixar bonitinhos e
cheirosos os semi-novos.