1999

Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

.

.

.

.

Marketing olfativo: faça sua empresa cheirar à vendas

.

sala das idéias de marketing  -  sala dos artigos de marketing

.

Alguns cheiros podem levar o cliente a fechar um pedido, um contrato, a pagar com gosto um serviço ou produto. É por isso que dizem que o marketing é um jogo de aprendizagem no qual se constrói, se ganha e se dominam os mercados. Os sentidos se convertem em argumentos para focalizar ações de marketing: recordamos o 1% do que tocamos, 2% do que ouvimos, 5% do que vemos, 15% do que nos agrada e 35% do que cheiramos. As estratégias num processo de marketing podem converter-se muitas vezes em fórmulas vencedoras e assim conseguir o sucesso comercial (Artigo: Cheirinhos que nos fazem comprar).

Uma empresa pode utilizar um instrumento de marketing e assim aumentar seus ganhos. Quando se vende um produto, chamar a atenção, o interesse e o desejo no destinatário, é a tarefa que provocará o intercâmbio de respostas por parte do emissor e receptor.

A maioria dos clientes estão ansiosos por pagar mais pelo serviço que a sua empresa fornece. Se você investir o seu tempo em educar os seus clientes antes de fazer uma venda, e continuar a atendê-lo depois de vender, você estará habilitado a vender a preços mais altos do que os seus concorrentes menos capazes. Aqui alguns exemplos para aplicar o marketing olfativo segundo comprovam estudos conduzidos pela Fundação para a Pesquisa do Olfato da WJU - West Virginia Wheeling Jesuit University (Artigo: Mantenha-se fiel aos seus princípios).

Escritórios e empresas: a preocupação pelo desempenho humano é cada vez maior, por isso é essencial desenvolver locais de trabalho agradáveis e que convidem à produtividade. Isto se complementaria com aromas que ademais aumentem o nível de atenção. Essências sugeridas: menta e a erva doce demonstraram em vários estudos que podem ajudar a que sejamos capazes de trabalhar com mais vontade.

.

Lojas de self service (auto-serviço): usar aromas referentes aos produtos que a rede oferece incitariam à compra; assim mesmo, por estar aromatizada, a loja se diferenciaria da concorrência e o cliente alongaria sua permanência. Essências sugeridas: no departamento de pescados e mariscos: pepino, alface ou outros, para minimizar a intensidade dos frutos do mar; em padaria, aroma de brownie de chocolate, de maçã com canela, de café, entre outros; em frutas e verduras, de kiwi, maçã, pêssego, melancia, ou frutas em geral, por exemplo (Artigo: vendendo através da cor do produto).

.

Escolas: as salas de aula ou auditórios podem ser preparados para aumentar o nível de concentração dos assistentes. Assim também, pode-se reduzir neles a sensação de estar em lugares fechados, usando aromas frescos ou da natureza. Aromas sugeridos: como o pepino e a maçã ajudam a reduzir o temor em geral, e a claustrofobia em particular.

.

Agências de publicidade: neste nicho procuram freqüentemente ferramentas inovadoras que exponham mais e melhor as marcas de seus clientes. Por isso, eventos multi-sensoriais são desenvolvidos para que o consumidor memorize uma marca, estratégia que pode ter bons resultados se chegar ao olfato. Aromas sugeridos: essências que correspondam ao conceito do produto ou serviço do cliente, por exemplo, o alecrim aumenta a sensação de energia e combate a depressão, a menta é um estimulante mental (Artigo: Propaganda Testemunhal).

.

Bares e centros noturnos: imagine um bar com decoração tropical, onde as plantas, as cores e os objetos são escolhidos cuidadosamente para re-criar um ambiente natural. Pois bem, agora pensa nesse local com um aroma que te transporte verdadeiramente a essa experiência, não seria agradável? Aromas sugeridos: dependendo o conceito do bar, podem usar essências de feng shui, tropicais (coco); frescos (pepino).

.

FINANCEIRAS, Bancos: estes estabelecimentos se associam ao estresse devido às horas perdidas numa fila de espera. Isto pode ser minimizado com um aroma que aumente o bom humor, convertendo a espera num momento mais agradável. Essências: aromas relaxantes como ylang ylang, lavanda, cítricos, e outros. Ou, aromas ozônicos que dêem a impressão de estar ao ar livre como em bosques, praia, aromas marinhos, entre outros.

.

Eventos em geral: transporte-se ao lançamento de um produto, o qual pode ser reforçado com um aroma que contribua a conseguir uma maior retenção deste na mente dos consumidores ou, inclusive, um aroma que vá de acordo com o tema de uma exposição para impactar aos assistentes. Aroma sugerido: variará segundo o tema do evento.

.

Lanchonetes, cafeterias e restaurantes: este tipo de estabelecimento atraem clientes utilizando gostosos aromas de café, chocolate, baunilha, etc., os quais estimulam o apetite (Artigo: Churrasco ou salada?: uma viagem na mente dos clientes).
.
consultórios, clínicas e hospitais: este setor adotou esta estratégia com a finalidade de eliminar o conhecido cheiro a hospital e diminuir a tensão das pessoas que aguardam notícias ou tratamentos, aplicando aromas relaxantes, equilibrantes e harmonizastes. E para o setor infantil, aplicam-se aromas que minimizem o medo e a tensão, por exemplo no dentista. Aromas: maçã, lavanda, cardamomo, tangerina, ylang-ylang, laranja, entre outros.

.

pousadas e Hotéis: este é um dos nichos que mais se preocuparam pelo conforto de seus clientes, tentando-lhes uma melhor estadia, ao propiciar-lhes sensações de tranqüilidade e inclusive incitando-os a conciliar o sono. Aromas sugeridos: variará segundo o design da pousada ou hotel, bem como ao evento que estejam preparando

.

Museus e galerias: geralmente estes lugares requerem um ambiente calmo, propício à concentração e pode-se construir este ambiente utilizando a aroma terapia; outra estratégia é aplicar uma fragrância conforme um determinado evento ou exposição. Aromas sugeridos: lavanda, alecrim, menta, tangerina, eucalipto, entre outros.

.

salões, estéticas, spa's, salas de personal trainers: neste tipo de lugares para o culto do corpo e cuidado pessoal, existe um mito de ser tratada(o) como rainha ou rei por um dia, o qual se pode conseguir usando aromas glamorosos, aromas terapêuticos, etc. Imagine-se numa cama de bronzeamento recebendo uma massagem e respirando um relaxante aroma ozônico que ativa a sensação de estar na praia. Essências sugeridas: junípero, bambu, eucalipto, tangerina, laranja, etc.

.

lojas de Aeroportos: aromas de flores e plantas podem ajudar a diminuir a tensão em lugares aglomerados e, inclusive, acalmar o estresse provocado pela demora de um vôo. Aromas sugeridos: flores e plantas (Artigo: Branding emocional: O VALOR DE UM CACHORRO QUENTE).

.

oficinas e Concessionárias: também nos carros e motos é muito utilizado aromatizar o ambiente a base de aromas de polímeros. Sem dúvida que racionalmente entendemos que todas as peças não podem cheirar a "carro novo", ou seja que o carro foi perfumado com "perfume de Zero km". O mesmo cheiro é utilizado em algumas oficinas e concessionárias para deixar bonitinhos e cheirosos os semi-novos.

Prof. Pedro Zaldívar

Portal Entrepreneur

Biblioteca exclusiva da Entrepreneur Magazine

.

o Portal Entrepreneur Há mais de 4 décadas é uma fonte diária de inspiração e informação, alimenta o espectro de mudanças de jogo que definem o que significa ser um empreendedor hoje. Isso inclui líderes empresariais que lançaram algo do nada, criadores de conteúdo no espaço de influência social, atletas que ultrapassam os limites do desempenho e líderes de pensamento internos inovando dentro de grandes corporações. Entrepreneur.com oferece insights estratégicos e orientação para as pessoas que fazem as coisas acontecerem. As edições internacionais estão disponíveis no EUA< Oriente Médio, Índia, China, México, Filipinas, África do Sul.

.

Outros excelentes artigos traduzidos e publicados pelo Jornal SDR, do Portal Entrepreneur:

.

O quê sua empresa faz? FORÇA DE ELITE COMERCIAL
qual o significado de SERVIÇO Tendências nos hábitos de compra
As regras da nova concorrência A síndrome de Estocolmo em vendas
As vendas já não são mais o que eram Aprenda a ler a mente de seus clientes
Merchandising: você conhece as técnicas? Investindo mais nos melhores clientes
ALGUMAS técnicas PARA VENDER PELO TELEFONE O grande DILEMA: SER OU NÃO SER vendedor
Seu objetivo é vender mais ou vender melhor? As Personalidades dos Profissionais em Vendas
Fidelizar os vendedores é aumentar as vendas Por que uns vendedores são melhores que outros?
COMO AUMENTAR sua PARTICIPAÇÃO NO MERCADO Não adianta lhe explicar que cavalo não tem chifres
Public relations - o quê sua empresa faz realmente? marketing olfativo: faça sua empresa cheirar à vendas
Quais os segredos para aumentar a carteira de clientes? Se quer prosperidade, desenvolva os hábitos dos milionários

 

.

.

Sistema de Representação para Representantes Comerciais

.

SDR - Sistema de representação, Vendas e Serviços

fone: (51) 3019 2817 - e-mail: suporte@sdr.com.br - chat via Skype: sistemasdr

.

.

 

.

.

RAZÃO SOCIAL: PORTAL SDR LTDA SISTEMA DE REPRESENTAÇÃO

CNPJ: 10.767.123/0001-06 DATA DE REGISTRO DESTE WEB SITE: 15.04.1999

Av. Caçapava 425 sala 03 Petrópolis Porto Alegre (RS) BRASIL cep: 90460-130

.

1999

SDR - Sistema de Representação Comercial para Representantes Comerciais

2018

Copyright © - SDR