•
Faça um rascunho:
este passo o
ajuda a concentrar-se no que tem que dizer, antes de começar a
redigir. Exige que você responda as seguintes quatro perguntas:
•
Por que estou
escrevendo?
•
Que quero dizer?
•
Que quero
conseguir ou que motivação tenho para escrever?
•
Qual é o passo
seguinte e quem vai dá-los?
Claro que são
perguntas simples, mas o obrigam a entender por que escreve e o que
quer conseguir ao escrever. Escreva as perguntas, remeta-se a elas
com freqüência e se poupará horas de apagar tudo e começar de novo
frente à tela
(ARTIGO:
Porque suas propostas não geram negócios).
Fazer um rascunho
ajuda a escrever de forma mais convincente porque se começa com
uma idéia clara do objetivo do documento. Quando você sabe aonde
vai e como quer chegar ali, tem mais possibilidades de chegar a
destino.
•
Escreva:
agora que sabe o que
quer conseguir com a carta ou mensagem, sente-se e comece a
escrever. Não seja crítico do que lhe sai. Tire de sua cabeça a
parte analítica, essa parte que lhe diz: apaga isso, não serve;
muda-o; essa não é a palavra correta. Siga avançando com suas
palavras, não importa. Se não lhe sai a palavra exata que quer,
escreva palavra ou use um montão de símbolos e siga. Não perca o
tempo tratando de pensar na palavra perfeita durante a etapa
criativa. A etapa criativa é para criar
(ARTIGO:
30 Maneiras de escrever uma carta de vendas).
.
•
Revise:
agora é quando pode
liberar essa parte analítica de seu cérebro e pô-la a trabalhar.
Leia o que acaba de escrever:
•
Cumpre seu
objetivo?
•
Sua mensagem é
clara?
•
Lhe agrada o tom?
•
Chega de maneira
polida e profissional?
Esta é a etapa em que
pode mudar palavras, mover frases, ajustar um parágrafo sem nexo e
verificar a ortografia e a gramática. Com estas revisões, você
transforma um simples rascunho de seus pensamentos, numa mensagem
clara, coerente e com altas taxas de sucesso
(ARTIGO:
O que é uma proposta de negócios?).
PROF. Gerhard
Gschwandtner
publisher - Selling Power magazine
Soluções de sucesso da
gerência e vendas
Artigo traduzido e
publicado pelo Jornal SDR
.
OUTROS excelentes
artigos traduzidos e publicados pelo jornal sdr, do
PROF. Gerhard
Gschwandtner:
•
O que... Eu preocupado?
•
Especialização em Vendas
•
QUALIDADES DE UM GERENTE
COMERCIAL
•
A DIFERENÇA ENTRE INTERPRETAR E MENTIR
•
FAÇA REVIVER AQUELES CONTATOS INATIVOS
•
PREPARADO PARA LIDERAR A FORÇA DE VENDAS
•
Os líderes comerciais observam, mas não absorvem
•
Os excelentes contra os
melhores, terminam num empate!
•
COMO TRATAR COM UM COMPRADOR
POTENCIALMENTE DESCONFIADO