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Antes de escrever uma carta de vendas, faça um rascunho

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Já lhe aconteceu ter que enviar uma proposta de vendas a um cliente potencial, dispõe-se a fazê-lo, senta, pensa, pensa novamente sem a mais remota idéia de como começar, e lá pelas tantas começa a escrever. Depois de alguns minutos, apaga o que escreveu, serve-se um café e começa de novo. Sem que o note, passou uma hora e talvez só tem uma boa frase. A professora e consultora Sue Hershkowitz-Coore, autora do livro "Power Sales Writing" diz que este é um problema comum e que a origem do mesmo é não ter um plano para escrever (ARTIGO: Como fazer uma Proposta de Negócios?).

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Para escrever mais rápido, com clareza e de forma convincente, siga os 3 passos do processo que ela propõe cada vez que tenha que pôr algo por escrito:

Faça um rascunho: este passo o ajuda a concentrar-se no que tem que dizer, antes de começar a redigir. Exige que você responda as seguintes quatro perguntas:

Por que estou escrevendo?

Que quero dizer?

Que quero conseguir ou que motivação tenho para escrever?

Qual é o passo seguinte e quem vai dá-los?

Claro que são perguntas simples, mas o obrigam a entender por que escreve e o que quer conseguir ao escrever. Escreva as perguntas, remeta-se a elas com freqüência e se poupará horas de apagar tudo e começar de novo frente à tela (ARTIGO: Porque suas propostas não geram negócios).

Fazer um rascunho ajuda a escrever de forma mais convincente porque se começa com uma idéia clara do objetivo do documento. Quando você sabe aonde vai e como quer chegar ali, tem mais possibilidades de chegar a destino.

Escreva: agora que sabe o que quer conseguir com a carta ou mensagem, sente-se e comece a escrever. Não seja crítico do que lhe sai. Tire de sua cabeça a parte analítica, essa parte que lhe diz: apaga isso, não serve; muda-o; essa não é a palavra correta. Siga avançando com suas palavras, não importa. Se não lhe sai a palavra exata que quer, escreva palavra ou use um montão de símbolos e siga. Não perca o tempo tratando de pensar na palavra perfeita durante a etapa criativa. A etapa criativa é para criar (ARTIGO: 30 Maneiras de escrever uma carta de vendas).

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Revise: agora é quando pode liberar essa parte analítica de seu cérebro e pô-la a trabalhar. Leia o que acaba de escrever:

Cumpre seu objetivo?

Sua mensagem é clara?

Lhe agrada o tom?

Chega de maneira polida e profissional?

Esta é a etapa em que pode mudar palavras, mover frases, ajustar um parágrafo sem nexo e verificar a ortografia e a gramática. Com estas revisões, você transforma um simples rascunho de seus pensamentos, numa mensagem clara, coerente e com altas taxas de sucesso (ARTIGO: O que é uma proposta de negócios?).

PROF. Gerhard Gschwandtner

publisher - Selling Power magazine

Soluções de sucesso da gerência e vendas

Artigo traduzido e publicado pelo Jornal SDR

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